Desportivo das Aves e Benfica empataram, esta sexta-feira, na Vila das Aves, e as águias apuraram-se para a final four da Taça da Liga.
Corpo do artigo
O Benfica regressou na sexta-feira às exibições sem brilho, mas com alguma fortuna, para empatar 1-1 na Vila das Aves e assim assegurar a 10.ª presença nas meias-finais da Taça da Liga de futebol.
Também na sexta-feira, o Sporting de Braga conseguiu uma vitória robusta em Setúbal, por 4-0, confirmando o domínio no seu grupo e assegurando o 'bilhete' para a 'final four', em que vai ser anfitrião - o palco será o seu estádio, de 22 a 26 de janeiro de 2019.
No estádio do Desportivo das Aves jogava-se o primeiro lugar do grupo A da competição, que não esteve muito longe de cair para os locais, decididamente a equipa que mais fez por chegar ao fim vitoriosa.
Aos 49 minutos, o guineense Mama Baldé adiantou os avenses, colocando-os 'virtualmente' apurados para a ronda seguinte, sem grande contestação, já que era a equipa mais ofensiva.
O Benfica precisava de pelo menos empatar e chegou ao seu objetivo mínimo aos 70 minutos, com o golo do suíço Haris Seferovic, chamado a titular. Jonas foi um dos jogadores poupados por Rui Vitória, obrigado a lançá-lo no jogo a meio da segunda parte, para tentar dar mais consistência ofensiva.
Com este resultado, o Benfica ganha o grupo, com sete pontos, contra cinco do Desportivo das Aves, detentor da Taça de Portugal.
Veja os golos do jogo:
https://www.vsports.pt/embd/48129/m/471365/tsf/42aee4fca8357ad29924fed440982ee9?autostart=false
https://www.vsports.pt/embd/48137/m/471365/tsf/cdb48dd41b87033757c7be07ec2c7921?autostart=false
No outro jogo do dia, sem possibilidades de chegar ao primeiro lugar, Rio Ave e Paços de Ferreira empataram 1-1. Os pacenses fecham as contas com dois pontos e os vilacondenses fazem o seu primeiro ponto.
No grupo B, estava quase totalmente decidido que o primeiro lugar era para o Sporting de Braga, que jogava em Setúbal. Os vitorianos apresentaram várias 'segundas linhas' e acabaram por facilitar a goleada de 4-0, que afasta bem o possível 'trauma' da recente derrota por 6-2 na Luz, para o campeonato.
Paulinho, aos 53 e 59, Wilson Eduardo, aos 76, e Pablo Santos, aos 88, fizeram os golos dos 'arsenalistas', de novo a patentear um futebol muito ofensivo e eficaz.
Mesmo perdendo, os bracarenses apuravam-se, já que no outro jogo o Tondela vencia por insuficientes 2-1 o Nacional. Para passar, o Tondela precisava de ganhar, que os minhotos perdessem e ainda anular uma diferença de seis golos no saldo entre marcados e sofridos.
O Sporting de Braga chega aos nove pontos - cem por cento vitorioso - e o Tondela aos seis. Com um ponto, Vitória de Setúbal e Nacional.
A prova prossegue hoje, com o Feirense (seis pontos) a receber o Sporting (três) e o Estoril Praia (três), que se desloca ao Funchal, para defrontar o Marítimo (zero). Tirando o Marítimo, todos os restantes têm hipóteses de chegar às 'meias', no grupo D.
No domingo, define-se o grupo C, com o FC Porto (quatro pontos), que joga no reduto do Belenenses (zero), à procura das meias-finais, igualmente ao alcance de Desportivo de Chaves (quatro) e do Varzim (três), que medem forças em Trás-os-Montes. Só o Belenenses está excluído das meias-finais, na entrada para o jogo derradeiro.