Três para a Champions. Benfica vence Dínamo de Kiev e garante lugar na Liga dos Campeões
O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões decorre nesta quinta-feira a partir das 17h00.
Corpo do artigo
Foram os três golos na primeira parte que garantiram que o Benfica fosse a terceira equipa portuguesa a marcar presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Otamendi, Rafa e David Neres fizeram os golos da vitória por 3-0 do Benfica sobre o Dínamo de Kiev.
Depois da vitória por 2-0 na primeira mão, jogada na Polónia por causa da guerra na Ucrânia, o Benfica tem bem encaminhado o apuramento. Mas nem isso deixa Roger Schmidt descansar, visto que o treinador alemão apresenta os onze que mais vezes entraram na equipa inicial benfiquista.
TSF\audio\2022\08\noticias\23\filme_do_jogo_slb_vs_dinamo_de_kiev
A primeira oportunidade de golo da partida é do Benfica. Jogada de combinação entre os jogadores mais adiantados da equipa e, depois de uma carambola dentro da área, Rafa remata ao lado da baliza de Bushchan.
Aos 12 minutos, é a vez de Otamendi tentar o golo. Canto batido do lado direito e, ao segundo poste, o central cabeceia para uma boa intervenção do guarda-redes ucraniano.
O Benfica continua a carregar à procura do golo e aos 19 minutos foi Grimaldo, de livre, que chega a acertar no poste. Logo a seguir, Neres tenta um golo de bicicleta. Confusão na área do Dínamo de Kiev, a bola sobra para o brasileiro que remata de forma artística, mas à figura de Bushchan.
O golo que se adivinhava aparece aos 26 minutos. Canto curto à direita, Neres cruza para o segundo poste onde aparece o capitão a cabecear para o golo.
OTAMENDI Ele já tinha avisado
- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) August 23, 2022
@ChampionsLeague | @SLBenfica 1 x 0 @DynamoKyiv#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/JOrWApIe1q
O segundo do Benfica apareceu embrulhado e com um laço, aos 39 minutos. A defesa ucraniana troca a bola na defesa, mas Syrota faz um passe que sai direitinho para Rafa que, isolado, só teve de encostar.
Brincar é no parque, não é em frente ao Rafa
- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) August 23, 2022
@ChampionsLeague | @SLBenfica 2 x 0 @DynamoKyiv#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/JOA7NAh4EJ
Praticamente na jogada seguinte, Neres também faz o gosto ao pé. Contra-ataque conduzido por Rafa e Gonçalo Ramos, a bola sobra para o extremo brasileiro que, com um remate em arco, faz o 3-0.
O Neres joga que não é brincadeira
- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) August 23, 2022
@ChampionsLeague | @SLBenfica 3 x 0 @DynamoKyiv#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/zJe8mH7pPU
A partida chega ao intervalo com 3-0 na partida e com a fase de grupos da Liga dos Campeões a 45 minutos de distância.
O início da segunda parte é muito acidentado para as águias e nada tem a ver com o resultado. Numa jogada de envolvimento, Rafa e Gonçalo Ramos chocam de cara e ficam ambos maltratados. O avançado é mesmo obrigado a sair, o que leva à estreia de Petar Musa.
Com dificuldades a chegar à área do Benfica, Sydorchuk passa ao plano B e fica muito perto de marcar do meio-campo.
O Benfica baixou o ritmo na segunda parte e limita-se a controlar o jogo, conseguindo construir, ainda assim, várias oportunidades de golo.
Aos 70 minutos, Roger Schmidt volta a mexer: saem Neres, Florentino e Rafa e entram Henrique Araújo, Weigl e Diogo Gonçalves.
Sem grande história, os segundos 45 minutos decorrem com normalidade. O Benfica mantém-se por cima do jogo, criando várias oportunidades de golo e sem deixar que os ucranianos se aproximem da baliza de Vlachodimos.
Para o aplauso e para a estreia. Aos 90 minutos, sai Enzo Fernández e entra Paulo Bernardo.
Com a vitória, garante um lugar entre as 32 equipas que vão participar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Na quinta-feira, a partir das 17h00, as águias, juntamente com FC Porto e Sporting, vão conhecer os adversários na competição.
Já o Dínamo de Kiev vai ter de esperar até sexta-feira para conhecer o seu grupo na Liga Europa.
Onze do Benfica: Odysseas, Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo, Florentino, Enzo, Neres, Rafa, João Mário e Gonçalo Ramos
Onze do Dínamo de Kiev: Bushchan, Kedzlora, Zabarnyi, Syrota, Vivcharenko, Shaparenko, Sydorchuk, Shepeliev, Buyalskyi, Besedin e Karavaev
Suplentes do Benfica: Helton Leite, Vertonghen, Bah, Ristic, António Silva, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Weigl, Paulo Bernardo, Yaremchuk, Musa e Henrique Araújo.
Suplentes do Dínamo de Kiev: Neshcheret, Boyko, Bol, Burda, Kravchenko, Tymchyk, Dubinchak, Yatsyk, Garmash, Tsarenko, Antiukh e Vanat.