Uma breve análise histórica das últimas jornadas decisivas nas lutas pelo título entre Benfica e Sporting. Um texto de João Nuno Coelho.
Corpo do artigo
Antes de mais deve dizer-se que nunca na história do campeonato nacional se viu um mano-a-mano tão longo, sem qualquer falha, entre dois candidatos, como o que assistimos na Liga que hoje acaba.
Na realidade é a primeira vez em mais de 80 anos, que - simultaneamente - duas equipas registam séries de 8 vitórias seguidas nas últimas dez jornadas da liga portuguesa. Um longo sprint que ficará para a história independentemente de quem se sagrar campeão no próximo fim de semana.
Mas agora é a hora da decisão. E a história, hoje, joga por quem?
Quando às 17 horas começarem os encontros Benfica-Nacional e Braga-Sporting será a 6ª vez que os dois grandes rivais de Lisboa iniciam a última jornada do campeonato como adversários diretos e únicos na luta pelo título.
Nestes 6 casos, o score final de 4-2 até é favorável ao Sporting, que desta vez parte em desvantagem. E essa é realmente a pior notícia para os leões: é que em todas estas suas lutas até ao fim com o Benfica, saiu sempre campeão aquele que entrou para a derradeira jornada como primeiro classificado. Aliás, apenas por uma vez houve alteração de liderança na última ronda do campeonato: foi em 1955 com o Benfica a ultrapassar o Belenenses mesmo sobre a meta, graças ao empate que o... Sporting foi impor a Belém...
A última vez que se deu um final hithcockiano da liga portuguesa apenas entre Sporting e Benfica foi há mais de 40 anos - em 1974, apenas um mês depois do 25 de abril. Os verdes e brancos tinham uma vantagem de um ponto e até a aumentaram graças à sua vitória em casa do Barreirense por 3-0, enquanto o Benfica empatava a 2 golos em Setúbal.
O mais curioso é que este empate encarnado é um dos dois únicos exemplos de pontos perdidos por Benfica e Sporting em todos os jogos que disputaram na tal meia dúzia de últimas jornadas decisivas. O outro sucedeu em 1968, quando o Sporting foi goleado em Belém por 4-0, ao mesmo tempo que o Benfica despachava o Varzim, na Luz, por 8 bolas a zero.
Nos restantes 10 encontros de última jornada que decidiram títulos entre Benfica e Sporting, ambos ganharam sempre, o que não é claramente um sinal animador para quem precisa de realizar uma ultrapassagem sobre a linha de chegada, como é o caso do Sporting.
Para a posteridade, aqui fica o registo total dos campeões nas lutas titânicas entre leões e águias. O Sporting fez a festa em 1948, 52, 66 e 74. O Benfica riu no fim em 43 e 68.