O responsável pela finanças da Benfica SAD considera que a ideia dos maiores clubes europeus pode esbarrar na vontade dos sócios. Não acredita por isso, que a ideia de ter uma liga apenas com as maiores marcas se concretize.
Corpo do artigo
Domingos Soares de Oliveira é contra a criação de uma liga europeia de clubes que substitua a Liga dos Campeões como principal prova desportiva e de maior peso financeiro no futebol europeu.
No Web Summit em Lisboa, o responsável da SAD encarnada explicou que uma competição do género - com um sistema de clubes "fundadores" e outros convidados pela organização" - poderia deixar "clubes históricos" fora da competição.
"Compreendo o conceito e as ideias dos [clubes] que são a favor, mas este conceito vai mudar o resto dos clubes que não vão participar e pelos nomes que vimos, os clubes portugueses vão talvez ficar de fora", comentou numa referência à notícia do jornal Expresso que dá conta da intenção de clubes europeus como Real Madrid, PSG ou Manchester City.
"Pessoalmente, não apoio a ideia, mas percebo que havendo menos jogos domésticos e mais europeus será benéfico em termos financeiros", explicou, referindo no entanto que o modelo pode não agradar aos sócios dos clubes.
Primeiro os resultados dentro de campo
Domingos Soares de Oliveira falou ainda da gestão do clube da Luz, explicando que os encarnados se preocupam primeiro com os "resultados desportivos", deixando em segundo plano o balanço financeiro do clube e da SAD. "Estamos concentrados em conseguir os objetivos no relvado", explicou o responsável pelos finanças da SAD, até porque no futebol o sucesso desportivo de uma equipa pode significar receitas adicionais.
Na gestão das redes sociais e das plataformas associadas ao clube, Domingos Soares de Oliveira explica que o objetivo passa por "ter todos os dias algo novo" para apresentar aos sócios, mais de "200 mil" atualmente.