
Liga dos Campeões
Reuters/Jean Pierre Amet/Files
O Benfica e o Sporting jogam esta semana cartadas decisivas pela permanência na Liga dos Campeões de futebol, enquanto o FC Porto, já apurado, pode assegurar o primeiro lugar e o estatuto de cabeça de série. Já são conhecidos os árbitros nomeados para os jogos do Sporting e do FC Porto.
O Benfica está proibido de perder na visita ao Zenit São Petersburgo, de André Villas-Boas, o que implicaria a eliminação da Liga dos Campeões e poderia mesmo ditar o adeus as competições europeias, caso o Mónaco vencesse em Leverkusen.
À partida para a quinta jornada do Grupo C, os "encarnados" têm quatro pontos, os mesmos do conjunto russo, que venceu por 2-0 na Luz, menos um do que o Mónaco, de Leonardo Jardim, e cinco do que o Bayer Leverkusen, que precisa de um empate para seguir em frente.
O Benfica procura evitar pelo terceiro ano consecutivo a eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões, sendo que, nas duas últimas épocas, as "águias" foram relegadas para a Liga Europa, prova na qual chegaram à final.
Um triunfo sobre o Maribor em Alvalade garante, desde já, a continuidade do Sporting nas competições europeias e manteria os "leões" na luta pela presença nos oitavos de final.
O Grupo G é liderado pelo Chelsea, de José Mourinho, que pode garantir o apuramento, caso vença na visita ao Schalke 04 ou consiga um empate a, pelo menos, duas bolas e o Sporting não empate com o Maribor. Neste momento, os "blues" têm oito pontos, mais três do que o Schalke 04, quatro do que o Sporting e cinco do que o Maribor, sendo que na última ronda os "leões" visitam Londres.
Já apurado, o FC Porto visita o BATE Borisov, que tem a pior defesa da competição e que perdeu por 6-0 no Dragão, podendo, em caso de triunfo, igualar o seu segundo melhor desempenho de sempre na Liga dos Campeões, com 13 pontos (2012/13) -- melhor só em 1996/97, com 16.
Os "dragões" podem até garantir desde já o primeiro lugar no Grupo H, caso vençam na Bielorrússia e o Shakthar Donetsk não derrote em casa o Athletic Bilbau. Este cenário garantiria ao FC Porto o estatuto de cabeça de série no sorteio dos oitavos de final, mas também apuraria os ucranianos para a fase seguinte.
O escocês Craig Thompson foi nomeado para arbitrar a receção do Sporting ao Maribor, na Liga dos Campeões de futebol, enquanto o romeno Ovidiu Hategan vai estar na visita do FC Porto ao BATE Borisov.
Nos restantes encontros da quinta ronda, o Atlético Madrid (Grupo A), o Arsenal (D), a Roma ou o CSKA de Moscovo (E) podem juntar-se nos apurados a Real Madrid (B), Borussia Dortmund (C), Bayern Munique (E), Paris Saint-Germain e FC Barcelona (F), e FC Porto.