A vitória do Benfica na Liga dos Campeões continua a ser tema de destaque nos jornais desportivos que, esta sexta-feira, falam também de Bryan Ruiz e das movimentações na Costa Rica em defesa do jogador, do pedido de José Peseiro aos adeptos do FC Porto e dos sacríficos dos atletas de alta competição.
Corpo do artigo
Ainda começo no vermelho, há mais para contar sobre o Benfica e a entrada dos encarnados nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Júlio César ficou em Lisboa mas foi decisivo para a vitória com o Zenit. O guarda-redes, que está de baixa, gravou um vídeo de um almoço no dia do jogo em que esteve também Luís Filipe Vieira e enviou o vídeo para a Rússia.
O Record conta que as imagens e as palavras comoveram os jogadores e uniram ainda mais a equipa. O jornal sublinha a relação forte que existe no balneário encarnado. É o segredo para o sucesso e estabilidade da equipa.
Na Liga dos Campeões, adianta o Record, há um jogador do Benfica que se destaca: Fejsa "desarma" como ninguém, depois de nove cortes bem sucedidos no jogo com o Zenit. Igual ao sérvio, um trio de jogadores: Polyakov do Bate Borisov, Maxime Gonalons do Lyon e Sergio Ramos do Real Madrid.
Rui Vitória está na capa da Bola que escreve "A vitória de Vitória" que construiu uma equipa com "paciência, talento e ambição".
O Jornal O Jogo afirma que Vitória varreu recordes: é o treinador do Benfica com mais jogos ganhos numa edição da Champions, cinco; as águias chegam ao quinto lugar no ranking da UEFA 2015-2016; a média de golos é a mais alta desde que a prova existe; e conseguiu igualar a melhor série de triunfos consecutivos, 10 vitórias, em jogos fora de casa.
Agora a verde, Bryan Ruiz. O jornal O Jogo revela que a defesa do jogador é uma causa que une a Costa Rica: o povo e a imprensa juntam-se para defender o capitão da seleção, 85 vezes internacional, depois do golo falhado no jogo com o Benfica.
Há uma ideia consensual nos jornais da Costa Rica que o jornalista do Jogo andou a ler: o falhanço de Ruiz é " inacreditável "mas já aconteceu aos melhores do mundo. O jornal La Nation reparte responsabilidades e escreve sobre o "comportamento errático" de uma equipa do Sporting que se mostrou a milhas do que já fez esta temporada.
Bryan Ruiz, ainda ele, está em dúvida para o jogo do Sporting amanhã no Estoril. A Bola lembra que ele não treinou toda a semana mas o Sporting tem urgência em recuperá-lo.
De azul e branco, José Peseiro garante que o Futebol Clube do Porto está vivo depois da derrota em Braga. São estas as palavras que O Jogo e A Bola recuperam para a primeira página. Já o Record puxa pelo pedido de Peseiro aos adeptos do FC Porto para o jogo com o União da Madeira: ele pede paciência e tolerância.
O Record tem hoje uma reportagem sobre os sacrifícios que fazem os atletas de alta competição. Chama-lhe os "campeões da dor". "Aguentam o sofrimento, agravam lesões e arriscam a integridade física (...) e muitos ficam com mazelas para a vida". Questiona o jornalista: "Qual o preço que estes atletas pagam pela vitória?". Há vários testemunhos, entre eles os de Paulo Futre. O antigo jogador recorda que em 1987, nas meias-finais da Liga dos Campeões, "em 3 dias levou 7 infiltrações de cortisona para estar num jogo".
Nesta reportagem, Toni também conta que, no tempo dele no Benfica, "fechavam-se as torneiras e o sistema de rega nos jogos de pré-época porque se pensava que fazia mal aos jogadores beber água durante os treinos".
Está na última página de A Bola: o jornal britânico The Telegraph coloca o estádio da Luz em décimo terceiro lugar entre os 20 que têm melhor ambiente na Europa; e ainda um anúncio: Pelé vai leiloar 2000 objetos da vida dele no futebol: medalhas dos Mundiais, camisolas, bolas, pares de botas. Entre 7 e 9 de junho, em Londres, ganha quem der mais.