O Benfica assegurou a passagem ao "play off" de apuramento para a Liga dos Campeões em futebol ao empatar 1-1 com os turcos do Trabzonspor, em Istambul, na Turquia.
Corpo do artigo
O encontro da segunda mão da terceira pré-eliminatória, disputado em Istambul, começou com uma vantagem de 2-0 da primeira mão.
O Benfica praticamente sentenciou a eliminatória ao adiantar-se no marcador aos 19 minutos, através do espanhol Nolito, mas os turcos do Trabzonspor ainda alimentaram alguma esperança, quando igualaram antes do intervalo, através do brasileiro Paulo Henrique, aos 32 minutos.
Na etapa complementar, o Benfica limitou-se a gerir a vantagem na eliminatória e beneficiou ainda da expulsão de um adversário para ficar ainda mais tranquilo, assegurando assim um lugar no sorteio de sexta-feira, em que será cabeça de série.
No final do jogo, o treinador do Benfica sublinhou que o golo dos "encarnados" foi um bom estímulo em campo turco. «Tivemos a felicidade de marcar primeiro, a partir dai a eliminatória tornou-se mais fácil, apesar de não a ganharmos», disse.
Jorge Jesus confessa, no entanto, que a segunda parte da partida não beneficiou a equipa da Luz: «A partir do intervalo, o jogo ficou desequilibrado a nosso favor. O Trabzonspor é uma equipa do contra-golo que arrisca muito na defesa».
Sob a arbitragem de Aleksandar Stavrev, da Macedónia, no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, as equipas alinharam da seguinte forma:
Trabzonspor: Tolga Zengin, Balci (Haltintop, 79), Brozek (Yumlu, 63), Kaçar, Celustka, Zokora, Colman, Glowacki, Mierzejewski, Paulo Henrique (Alanzinho, 44) e Yilmaz.
Suplentes: Sevim, Haltintop, Yumlu, Akgun, Alanzinho, Oztorun e Ayvaz.
Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi Garcia, Witsel, Gaitán (Bruno César, 87), Aimar (Matic, 64), Nolito e Saviola (Jara, 75).
Suplentes: Eduardo, Fábio Faria, Ruben Amorim, Matic, Bruno César, Jara e Cardozo.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Garay (29), Maxi Pereira (52), Aimar (55), Colman (57), Zokora (67) e Gaitan (69). Cartão vermelho directo para Mierzejewski (58).