Benfica entra com o pé direito (de Pavlidis) e tira as teimas na Supertaça. Veja os golos
As águias marcaram o único golo da partida aos 50 minutos, num remate de pé direito de Pavlidis
Corpo do artigo
É o leão quem corre mais rápido, mas é a águia quem voa mais alto. O Benfica arrancou a época com o pé direito (de Pavlidis) e tirou as teimas na Supertaça, num jogo decidido com um golo do grego.
No primeiro jogo a doer sem Gyökeres, Rui Borges sofreu a primeira derrota em competições internas ao serviço do Sporting, uma vez que só tinha sido batido pelo mesmo Benfica nos penáltis da Taça da Liga, e não marcou nenhum golo.
O Sporting, bicampeão nacional e detentor da Taça de Portugal, apresentou-se no Estádio Algarve com uma alteração no sistema alinhava nas últimas épocas, com Rui Borges a abandonar o esquema de três centrais e a escolher uma defesa a quatro, com Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo à frente do guarda-redes Rui Silva.
No meio-campo jogaram Hjulmand e Morita, com Geny Catamo a surgir na direita, Pedro Gonçalves na esquerda e Trincão mais pelo meio, no apoio ao avançado Conrad Harder.
Já o técnico do Benfica, Bruno Lage, reforçou o meio-campo, com Barrenechea ao lado de Ríos e Leandro Barreiro mais à frente. Atrás estavam o guarda-redes Turbin e o quarteto defensivo composto por Dedic, António Silva, Otamendi e Dahl. No ataque, Aursnes surgiu na direita, Aktürkoglu na esquerda e Pavlidis na frente.
O primeiro lance de perigo na partida surgiu logo aos cinco minutos, com o Sporting a introduzir mesmo a bola na baliza de Trubin. Hjulmand desmarcou Harder na esquerda, que cruzou rasteiro para o meio, surgindo Pedro Gonçalves a encostar. O lance acabou anulado por intervenção do videoárbitro, que considerou fora de jogo do avançado dinamarquês.
Num jogo disputado e com muitos duelos, mas com pouca inspiração e lances de perigo, as duas equipas iam cometendo alguns erros, como o que ocorreu aos 18 minutos, com Inácio a perder para Pavlidis, que entra pela direita e cruza, mas não surgiu ninguém para o desvio.
O Benfica tentava pressionar mais alto no campo, logo na saída de bola dos leões, enquanto o Sporting jogava mais na expectativa e procurava depois sair rápido para o ataque, como ocorreu aos 34 minutos, com Geny Catamo a surgir na direita e a rematar em arco, ao lado da baliza de Trubin.
Na segunda parte, a primeira ameaça foi de novo do Sporting, com Harder a surgir solto na área, depois de boa combinação ofensiva, mas a rematar de pé direito, o seu mais fraco, por cima.
Na resposta, aos 50 minutos, o Benfica inaugurou o marcador. Pavlidis aproveitou uma bola solta no interior da área leonina para rematar forte, de pé direito, com a bola a desviar ainda em Hjulmand, num lance em que o guarda-redes Rui Silva podia ter feito melhor.
Moralizado pelo golo, Pavlidis esteve perto do segundo pouco tempo depois, mas Rui Silva redimiu-se da abordagem menos feliz no lance do golo e efetuou uma defesa apertada, impedindo-o de aumentar da vantagem 'encarnada'.
Rui Borges mexeu na equipa e lançou Luis Suárez, Debast, Kochorashvili e Quenda, com o Sporting a instalar-se no meio-campo adversário à procura do empate, que podia ter surgido aos 76, mas Pedro Gonçalves, em boa posição, cabeceou fraco.
O jogo arrastou-se nos minutos finais, com o Sporting e tentar chegar à frente e o Benfica a procurar defender a vantagem, mas sem lances dignos de registo, com a partida muitas vezes parada, devido às muitas quezílias entre jogadores e vários cartões mostrados, até que surgiu o apito final.
Com este triunfo, o Benfica, que na época passada venceu a Taça da Liga, isolou-se no segundo lugar do palmarés da Supertaça, com 10 conquistas, mais uma do que o Sporting, bicampeão nacional e detentor da Taça de Portugal, mas ainda distante do recordista FC Porto, que soma 24.
Onze do Benfica: Trubin; Dedic, Otamendi, António Silva e Samuel Dahl; Barreiro, Enzo Barrenechea e Richard Ríos; Aursnes, Pavlidis e Akturkoglu.
Onze do Sporting: Rui Silva; Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi; Morten Hjulmand, Morita, Pote, Trincão, Geny Catamo e Harder.
