A multa surge como consequência dos incidentes ocorridos em Santa Maria da Feira, onde o arremesso de tochas atrasou o início do jogo.
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aplicou um conjunto de multas ao Benfica, com valor global superior a 16 mil euros, por incidentes no jogo disputado no terreno do Feirense, na sexta-feira.
O arremesso de tochas para o relvado, em momentos distintos, num caso atrasando o início do encontro da 24ª jornada da I Liga em quase cinco minutos e noutro provocando uma paragem superior a um minuto, o arremesso de um petardo para junto do guarda-redes do Feirense, o lançamento uma cadeira e o comportamento incorreto do público, nomeadamente nos festejos do golo da vitória (1-0), valeram 16678 euros de multas, de acordo com o mapa de castigos divulgado esta terça-feira pelo CD.
Também o Feirense foi multado em 1148 euros, pela entrada e permanência de materiais pirotécnicos no estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira.
Noutro comunicado, o CD já tinha anunciado a abertura de um processo disciplinar por incidentes ocorridos num jogo da I Liga, sem especificar o encontro em questão. Além do arremesso de objetos, a queda da proteção de uma bancada, aquando dos festejos do golo do Benfica, provocou ferimentos num repórter fotográfico.
O órgão disciplinar aplicou multas de valor superior a cinco mil euros ao Sporting e de mais de dois mil ao FC Porto por irregularidades diversas, nos jogos com o Vitória de Guimarães e com o Nacional, respetivamente.
No campo das suspensões, o CD confirmou as ausências de Bruno César e de Alan Ruiz no próximo jogo do Sporting, que visita o Tondela na 25.ª jornada. Os beirões não poderão contar com Wagner.