É a maior transferência de sempre do futebol português. O ex-jogador do Benfica assinou um contrato válido para as próximas sete temporadas.
Corpo do artigo
O Benfica comunicou esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que chegou a acordo para a transferência de João Félix para o Atlético de Madrid por 126 milhões de euros. O emblema espanhol também oficializou nas redes sociais a chegada do jogador português. "Puro talento", é o que se lê na publicação. O jogador de 19 anos assinou um contrato válido para as próximas sete temporadas.
1146478777024897025
Em Madrid, João Félix vai herdar a camisola 7, que nas últimas temporadas pertenceu ao francês Griezmann, que está de saída do clube.
1146495562482667520
Em comunicado enviado à CMVM, os 'encarnados' informam que o Atlético de Madrid "pagará a pronto um valor de 30 milhões de euros e que a Benfica SAD efetuará uma operação de desconto sem recurso dos restantes 96 milhões de euros, sendo os custos financeiros associados a esta operação de seis milhões de euros".
Na nota, é detalhando ainda que, "desta forma, a Benfica SAD garante o recebimento do montante de 120 milhões de euros no momento da transferência do jogador".
"Por último, de referir que os encargos com os serviços de intermediação relativos a esta transferência ascendem a 12 milhões de euros e que o Club Atlético de Madrid, SAD será responsável pelo pagamento do valor do Mecanismo de Solidariedade devido a clubes terceiros, o qual não poderá ser deduzido ao montante da transferência acordado com a Benfica SAD acima mencionado", conclui o documento.
Em declarações à TSF, o professor de Economia, João Duque explica os contornos desta que é a maior transferência de sempre realizada no futebol português.
"São 30 milhões de euros e, depois, há um título de dívida de 96 milhões, que o Benfica vai descontar junto de uma instituição financeira, sendo que entrega um título de dívida", explica João Duque, considerando que a "operação é feita sem recurso", isto é, "se o Atlético não pagar esta dívida de 96 milhões na data de vencimento, o Benfica não terá de devolver este montante".
11049476
Num vídeo publicado no Twitter, o Benfica agradeceu ao jogador que na última temporada apontou 20 golos.
1146479312746504193
Começou no Porto, mas foi no Benfica que brilhou
Depois de ter feito parte da formação no FC Porto, com passagens pelo Dragon Force e pelo Padroense, equipas ligadas aos 'dragões', Félix, de 19 anos, chegou ao Benfica em 2015/16, para a equipa de juvenis.
Esta temporada, o avançado estreou-se pela equipa principal, ao serviço da qual fez 43 encontros e marcou 20 golos, tendo ainda feito a estreia pela seleção portuguesa, na Liga das Nações.
No estádio Wanda Metropolitano, João Félix vai jogar ao lado de Herrera e Felipe, antigos jogadores do FC Porto, que também foram contratados pelos colchoneros.
11073662
11073662
Leia o comunicado Benfica na íntegra
A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD comunicou, nesta quarta-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que chegou a acordo com o Club Atlético de Madrid, SAD para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador João Félix pelo montante de 126 milhões de euros.
Na informação prestada à CMVM, o Benfica explica que o Atlético de Madrid "pagará a pronto um valor de 30 milhões de euros e que a Benfica SAD efetuará uma operação de desconto sem recurso dos restantes 96 milhões de euros, sendo os custos financeiros associados a esta operação de 6 milhões de euros", detalhando ainda que, "desta forma, a Benfica SAD garante o recebimento do montante de 120 milhões de euros no momento da transferência do jogador".
"Por último, de referir que os encargos com os serviços de intermediação relativos a esta transferência ascendem a 12 milhões de euros e que o Club Atlético de Madrid, SAD será responsável pelo pagamento do valor do Mecanismo de Solidariedade devido a clubes terceiros, o qual não poderá ser deduzido ao montante da transferência acordado com a Benfica SAD acima mencionado", termina o documento.
11049420