Gonçalo Ramos, Rafa e Grimaldo deram a vitória e o título ao Benfica. Veja os golos.
Corpo do artigo
Cedo percebeu-se que o título não ia escapar a viajar para a Luz. O Benfica venceu este sábado o Santa Clara e conquistou o 38.º título de campeão nacional de futebol.
O Benfica garantia o título se vencesse os açorianos e Gonçalo Ramos inaugurou o marcador aos sete minutos de jogo. Rafa aumentou a vantagem ainda na primeira parte. No segundo tempo, Grimaldo fez o terceiro de penálti.
O Benfica entrou forte e abriu o marcador logo aos sete minutos. Cruzamento de Bah pela direita e Gonçalo Ramos, de cabeça, a inaugurar o marcador na Luz e a deixar as águias mais perto do título.
https://tsf.vsports.pt/embd/87233/m/12172/tsf/e3f5a06d76b1521172eb63aae15455fb?autostart=false
Ao mesmo tempo no Dragão, o FC Porto também ia vencendo o Vitória SC e jogava com mais um jogador, graças à expulsão de Tomás Händel, mas o resultado não interessava na Luz enquanto o Benfica estivesse em vantagem.
O Santa Clara tentava chegar-se à frente e aos 25 minutos. Na sequência de um canto, os açorianos estiveram perto do empate, com um cabeceamento ao lado de Babi.
Mas a subida dos açorianos abriu espaços atrás. Em contra-ataque, Rafa recebeu a bola no interior da área e atirou na direção da baliza. A bola ainda desviou num defesa do Santa Clara, mas entrou mesmo na baliza. 2-0 para o Benfica na Luz e o título cada vez mais perto.
https://tsf.vsports.pt/embd/87242/m/12172/tsf/93576acefa5a7ae300ea36873abfecc3?autostart=false
A partida chegou ao intervalo com o Benfica com vantagem de dois golos. O título estava a 45 minutos de ficar no Estádio da Luz.
A equipa da casa entrou na segunda parte a controlar a partida, já que a vantagem dava algum conforto e o título estava muito perto de ficar em Lisboa.
Mas o marcador voltou a mexer. Aos 60 minutos, a castigar uma mão de Ítalo na área, Grimaldo assumiu a marcação do penálti e não vacilou, apesar de alguns assobios antes da grande penalidade. Benfica tinha uma vantagem de três golos e os adeptos na Luz já se sentiam campeões nacionais.
https://tsf.vsports.pt/embd/87256/m/12172/tsf/65fc38d049335745abdc2041d4c833b1?autostart=false
A partir do 3-0, o Santa Clara voltou a tentar subir no terreno, à procura de reduzir a desvantagem, e conseguiu ter algumas aproximações e um ou outro lance de perigo.
Nos últimos minutos, Roger Schmidt ainda deu uma prenda. Odysseas Vlachodimos saiu da partida e entrou Samuel Soares para fazer alguns minutos e sagrar-se também campeão nacional.
A partida terminou pouco depois e a Luz explodiu de alegra. O Benfica garantiu o 38.º título de campeão nacional de futebol.
Onze do Benfica: Vlachodimos; Bah, Otamendi, Morato e Grimaldo; Florentino e João Neves; João Mário, Rafa e David Neres; Gonçalo Ramos.
Onze do Santa Clara: Gabriel Batista; Sagna, Ygor Nogueira, Ítalo e MT; Jordão e Adriano; Ricardinho, Bruno Almeida e Andrezinho; Matheus Babi
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Gilberto, Lucas Veríssimo, David Neres, Casper Tengstedt, Andreas Schjelderup, Chiquinho, Mihailo Ristic e Petar Musa
Suplentes do Santa Clara: Marcos Diaz, Allano, Tagawa, Calila, Paulo Henrique, Rildo Fialho, Kento Misao, Paulo Eduardo e Bobsin