Benfica-Sporting: dérbi lisboeta no Estádio da Luz pode decidir campeão nacional
Os rivais da cidade estão empatados no topo da classificação, mas os leões têm vantagem no confronto direto, uma vez que se impôs por 1-0 em casa, na primeira volta
Corpo do artigo
Sporting ou Benfica podem conquistar este sábado o título português de futebol, ao defrontarem-se no Estádio da Luz, num dos dérbis de Lisboa com mais peso de sempre, da 33.ª e penúltima jornada da I Liga.
Os rivais da cidade, que se voltarão a encontrar dentro de duas semanas, na final da Taça de Portugal, estão empatados no topo da classificação, mas o clube ‘leonino’, campeão em exercício, tem vantagem no confronto direto, uma vez que se impôs por 1-0 em casa, na primeira volta.
Esse triunfo faz com que o Sporting continue dependente de si para conquistar o 21.º título, mesmo se empatar o jogo deste sábado, com início às 18h00, mas só a vitória lhe permite assegurar, a uma ronda do fim, o primeiro bicampeonato desde que alcançou o ‘tetra’, em 1954.
Para se sagrar campeão pela 39.ª vez, o Benfica está obrigado a vencer por dois ou mais golos, mas o triunfo pela margem mínima deixará o recordista de títulos em posição privilegiada para erguer o troféu na última jornada de 2024/25, na qual visita o Sporting de Braga, enquanto o Sporting recebe o Vitória de Guimarães.
Os minhotos, quartos classificados, em igualdade com o FC Porto – ambos a 13 pontos dos líderes -, também jogam hoje, na expectativa de se imporem ao Casa Pia, oitavo posicionado, em Rio Maior, e dessa forma colocarem os ‘dragões’ sob pressão para o dérbi portuense de domingo, com o Boavista.
Domingo é também o dia em que AVS e o lanterna-vermelha Farense podem ser despromovidos à II Liga, cenário que só se concretizará se perderem com Estrela da Amadora e Vitória de Guimarães, respetivamente, e o Boavista ganhar ao FC Porto na partida de encerramento da penúltima ronda.
Ainda hoje, o Santa Clara, sexto colocado, pode igualar de forma provisória os vimaranenses no quinto lugar, o último de acesso às competições europeias da próxima época, caso se imponha na receção ao Famalicão, enquanto os jogos Nacional-Rio Ave e Gil Vicente-Arouca servirão para cumprir calendário, entre equipas sem muito a ganhar ou perder.
Programa da 33.ª jornada:
- Sábado, 10 mai:
Nacional - Rio Ave, 15h30
Santa Clara - Famalicão, 15h30
Benfica - Sporting, 18h00
Casa Pia - Sporting de Braga, 20h30
Gil Vicente - Arouca, 20h30
- Domingo, 11 mai:
Estrela da Amadora - AVS, 15h30
Moreirense - Estoril Praia, 18h00
Vitória de Guimarães - Farense, 18h00
Boavista - FC Porto, 20h30
