Veja os golos. Águias conquistam o troféu pela terceira vez.
Corpo do artigo
O Benfica venceu esta quarta-feira a Supertaça de futebol feminino ao bater o Sporting por 3-0 nos penáltis depois de um empate a um golo no final dos 90 minutos e do prolongamento. Em Aveiro, Kika Nazareth começou por dar vantagem às águias, mas Norheim fez o empate aos 73'.
A mesma Norheim acabou por falhar o primeiro penálti das leoas e Fátima Dutra e Fátima Pinto viram Pauels defender os segundo e terceiro pontapés das leoas. Por outro lado, Carole Costa, Marta Cintra e Laís Araújo marcaram os penáltis das águias.
TSF\audio\2023\09\noticias\13\13_setembro_2023_filme_do_jogo_benfica_1_sporting_1_4_1_pen_final_supertaca_futebol_femenino
Esta é a terceira vez que as águias vencem a Supertaça, tendo agora mais uma do que o Sporting e mais duas do que Futebol Benfica, Valadares Gaia e SC Braga.
Depois de uma primeira parte com muitos ataques de parte a parte, mas pouco acerto, só aos 48' é que houve uma bola a ir parar ao fundo das redes, e de forma notável. Nycole marcou um pontapé de canto a partir do lado direito do ataque do Benfica e fez a bola sobrevoar Seabert sem passar por mais ninguém, convertendo o chamado canto olímpico.
A guardiã sportinguista queixou-se imediatamente de ter sido tocada por uma adversária na pequena área e o lance acabou por ser anulado.
Inspirada por Nycole, Kika procurou sozinha o caminho para o golo. Recebeu no corredor central, passou entre Joana Martins e Bruna Lourenço, avançou até à entrada da pequena área e rematou rasteiro e cruzado para o 1-0.
1702050904508092714
O empate sportinguista chegou aos 73', depois de um livre direto que Maiara enviou à trave. Norheim apareceu à entrada da pequena área e aproveitou os "restos" para atirar à baliza deserta.
1702054926237450692
E o Benfica quase seria novamente penalizado: Andreia Norton deixou-se ultrapassar perto da linha do meio-campo e, para evitar que uma jogadora do Sporting avançasse isolada para a baliza, agarrou-se à adversária. Viu vermelho direto, mas, chamada pela VAR para rever as imagens, a árbitra Sílvia Domingos anulou a decisão inicial, mostrando apenas o amarelo.
Ambas as equipas voltaram a estar perto do golo até aos 90', mas o 1-1 no final do tempo regulamentar acabou por ditar que em Aveiro seria preciso jogar pelo menos mais 30 minutos. Neles também não se marcaram golos, pelo que o futuro do troféu teve de decidir-se da marca dos 11 metros: aí, Pauels agigantou-se.
Onze do Benfica: Pauels, Alidou, Carole Costa, Faria, Lúcia Alves, Ucheibe, Amado, Gasper, Laís Araújo, Kika Nazareth e Nycole
Onze do Sporting: Seabert, Ana Borges, Lourenço, Norheim, Correia, Neto, Martins, Pérez, Correia, Capeta e Silva
Suplentes do Benfica: Carolina Vilão , Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Marta Cintra, Letícia Almeida, Andreia Norton, Lara Martins, Andrea Falcón e Beatriz Nogueira
Suplentes do Sporting: Carolina Joia, Gabriela Vinhas, Fátima Dutra, Rita Fontemanha, Fátima Pinto, Olivia Smith, Maiara Niehues, Jacynta Galabadaarachchi e Andreia Bravo
Esta manhã, o SC Braga conquistou o terceiro lugar da competição ao vencer o Famalicão nas grandes penalidades (5-4), após um empate a um golo nos 90 minutos, também em Aveiro.