O líder Benfica venceu hoje fora o FC Porto, por 2-0, em jogo da 13ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e aumentou para seis pontos a vantagem sobre os "dragões".
Corpo do artigo
O brasileiro Lima marcou os dois golos dos "encarnados" no Estádio do Dragão, aos 36 e 56 minutos, dando a primeira vitória ao Benfica no terreno do FC Porto para o campeonato desde 2005/06.
Com este triunfo, o Benfica consolidou a liderança, passando a somar 34 pontos, mais seis do que o FC Porto, que sofreu a primeira derrota, e do que o Vitória de Guimarães.
No final do "clássico", Jorge Jesus estava satisfeito: «Fomos um Benfica eficaz, com muita experiência e muita qualidade em termos defensivos. Soubemos neutralizar quase todos os momentos do FC Porto. Fomos uma equipa serena, experiente e que soube jogar com a vantagem do resultado. Fomos uns justos vencedores».
Apesar de agora ter seis pontos de vantagem em relação ao segundo lugar, o treinador do benfica fez questão de sublinhar que vai manter «o mesmo respeito pelos adversários, com a mesma humildade. Ainda falta muito para o campeonato acabar».
Quanto ao treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, considerou que «o futebol foi injusto esta noite. Fomos absolutamente superiores ao Benfica, tivemos as melhores oportunidades de golo, estivemos em cima do Benfica o jogo todo e o futebol é assim. Estamos tristes, dececionados, mas não com a exibição que fizemos. Fomos muito, muito, muito superiores e o Benfica foi inferior. Ainda faltam 63 pontos até final do campeonato e vamos tratar de dar a volta».
Lopetegui revelou ainda que Jesus assumiu que teve sorte esta noite: «Defender um 0-2 em casa não é fácil mas a definição foi-me dada pelo treinador do Benfica no balneário. Disse "que sorte que tivemos". Isso é o que resume o jogo e também é válida. Foi o que ele me disse e agora digo-vos a vocês. Tivemos má sorte no jogo e a partir de agora só há que continuar a trabalhar, ir acreditando, saber que fizemos muitas coisas bem apesar da derrota».
Equipas iniciais:
FC PORTO: Fabiano, Danilo, Indi, Marcano, Alex Sandro, Herrera, Casemiro, Oliver, Tello, Jackson e Brahimi
BENFICA: Júlio César, Maxi, Luisão, Jardel, André Almeida, Samaris, Enzo, Salvio, Talisca, Gaitan e Lima