
Jonas
Global Imagens/Miguel Pereira
Um "hat-trick" do avançado brasileiro Jonas permitiu aos encarnados manterem-se na prova num jogo em que chegaram a estar em desvantagem no marcador.
Corpo do artigo
O Benfica, detentor do troféu, eliminou o Sporting da Covilhã da Taça de Portugal em futebol, ao vencer em casa do adversário por 3-2, em jogo da terceira eliminatória da prova.
Um "hat-trick" do avançado brasileiro Jonas, aos dois, 54 e 71 minutos, o primeiro na conversão de uma grande penalidade, permitiu aos "encarnados" manterem-se na prova, depois de se terem visto em desvantagem por 2-1, após os tentos de Traquina, aos nove, e de Erivelto, aos 43.
No final do jogo, o treinador dos encarnados, Jorge Jesus admitiu que este foi um jogo complicado. «Sabíamos que íamos ter um jogo difícil. As equipas da II Liga são competitivas. Esta equipa que nós apresentámos não tem muita intensidade em termos de jogos, é uma equipa que não está muito rodada. Tanto que nos últimos 15 minutos tivemos alguns jogadores com muitas dificuldades?, adiantou.
Do lado do Sporting da Covilhã, o treinador Francisco Chaló defendeu o bom jogo da equipa apesar dos golos sofridos.
«Fomos uma equipa com uma boa capacidade de organização. Sempre muito dinâmica, uma equipa com uma ideia de jogo. Os erros que nós fizemos eram evitáveis. A equipa nunca se desorganizou. Acreditou sempre que era possível. O que mais me enche de orgulho foi que a equipa teve a capacidade de jogar no campo inteiro», disse.
Com este resultado, o Benfica mantém-se na corrida à defesa do título, numa ronda em que se destaca a queda do FC Porto, que foi eliminado em casa pelo Sporting (3-1) e de mais duas outras equipas da I Liga, Estoril-Praia, derrotado pelo Varzim, e Boavista, afastado pelo Desportivo das Aves.
Ficha do jogo:
Jogo no Complexo Desportivo da Covilhã.
Sporting da Covilhã - Benfica, 2-3. Ao intervalo: 2-1.
Marcadores: 0-1, Jonas, 02 minutos (grande penalidade). 1-1, Traquina, 08. 2-1, Erivelto, 43. 2-2, Jonas, 54. 2-3, Jonas, 71.
Equipas:
- Sporting da Covilhã: Taborda, Tiago Moreira, Massaia, Joel, Soares, Nana K (Xeka, 41), Gilberto, Tatui (Kizito, 75), Traquina, Bilel (Elenilson, 47) e Erivelto. (Suplentes: Igor, Diogo Coelho, Zé Tiago, Xeka, Elenilson, Kizito e Yannick). Treinador: Francisco Chaló.
- Benfica: Artur, André Almeida, César (Lindelof, 90+1), Lisandro, Benito, Cristante, Pizzi, Bebé, Ola John (Gonçalo Guedes, 24), Jonas e Derley (Nelson Oliveira, 77). (Suplentes: Varela, Nelson Oliveira, Hélder Costa, Gonçalo Guedes, Rui Fonte, Renato Sanches e Lindelof). Treinador: Jorge Jesus.
Árbitro: Rui Costa (Porto).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Moreira (01), Nana K (31), Jonas (52), Artur (88) e Traquina (90+2).
Assistência: 7.000 pessoas.