O Benfica venceu hoje em casa o Sporting, por 2-0, no jogo que encerrou a 18ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com os "encarnados" a consolidarem a liderança da competição.
Corpo do artigo
O Benfica venceu hoje o Sporting por 2-0, em jogo que encerrou a 18.ª jornada da I Liga de futebol, no qual foi manifestamente superior perante um adversário que acusou demasiado as ausências de William Carvalho e Jefferson.
A vantagem de um golo, apontado por Gaitán (27 minutos), que o Benfica, com mérito, adquiriu ao intervalo fez com que Jorge Jesus alterasse a estratégia para a segunda parte, passando a equipa a segurar mais o jogo, a privilegiar a posse e circulação de bola, a convidar o Sporting a subir mais as linhas para o surpreender em rápidas transições, com Enzo Perez a fazer o resultado final (76).
As duas grandes oportunidades de golo da segunda parte pertenceram ao Benfica, ambas perdidas nos pés de Rodrigo, aos 49 e 69 minutos, que não foi capaz de desfeitear Rui Patrício no frente a frente com o guarda-redes leonino.
Ao invés, o Sporting não conseguiu criar uma ocasião de golo em toda a partida, apenas alguns lances de perigo, o mais evidente dos quais quando Heldon, aos 63 minutos, furou entre Fejsa e Maxi Pereira e rematou por cima da barra de Oblak.
O Sporting sentiu a falta de William Carvalho, em especial, e de Jefferson, no caso do primeiro pela posse e circulação de bola que garantiria e pelo equilíbrio que confere à equipa.
Em termos de produção atacante, o Sporting também deixou muito a desejar, por falta de capacidade de dar profundidade ao jogo em jogo apoiado - Adrien também não esteve nos seus melhores dias e é uma perda de bola sua que esteve na origem do primeiro golo, o que forçou a equipa a fazer um jogo mais direto, ao qual a defesa encarnada se impôs sempre.
Na segunda parte a equipa leonina subiu mais, teve mais posse de bola, porque o Benfica assim o consentiu, mas nunca se mostrou com capacidade para chegar ao empate, pese embora a excelente exibição de Montero e a subida de rendimento de Heldon.
O Benfica teve nos seus "aceleras" Gaitan, Markovic (este menos inspirado) e Rodrigo os fatores de desequilíbrio, num jogo que teve sempre sob controlo e que geriu de acordo com as suas conveniências.
O segundo golo, um golaço de Enzo Pérez, aos 76 minutos, a aproveitar mais uma perda de bola leonina, por Magrão, traduziu um resultado mais compatível com o que se passou dentro das quatro linhas.
Ouvido no final do jogo, o treinador do Benfica considerou que a equipa fez um bom jogo porque nesta fase é uma equipa muito confiante.
Apesar de hoje ter reforçado a liderança na I Liga, o técnico das águias lembra que o campeonato não está ganho e que ainda há muitos jogos pela frente.
Já Leonardo Jardim, treinador do Sporting, disse que o facto de ter mantido a estratégia definida para domingo não terá tido influência no resultado e admitiu que o Benfica foi superior.
Com este resultado, os "leões" estão agora mais longe da tabela, uma situação que o técnico desdramatizou.
Com este triunfo, o Benfica passou a somar 43 pontos, mais quatro do que o FC Porto e mais cinco do que o Sporting, que caiu para o terceiro posto.