Benfica agrava crise com empate frente ao Vitória SC. Águias a 11 pontos do Sporting
Águias terminam a primeira volta com a pior pontuação dos últimos 12 anos.
Corpo do artigo
Depois do desaire nos descontos em casa do líder Sporting, o Benfica regressou ao Estádio da Luz para receber o Vitória de Guimarães. Para este encontro, e ainda sem Jorge Jesus no banco, os encarnados entraram com várias alterações na equipa em relação ao jogo de Alvalade.
As águias regressaram ao sistema tático habitual, com os dois centrais com mais tempo de jogo na presente temporada: Otamendi e Vertonghen. Mas era na frente de ataque (e no banco) que havia uma grande novidade. A ponta de lança Darwin Nuñez começou o jogo no banco de suplentes, sendo substituído na equipa por Haris Seferovic. Já Everton Cebolinha também regressou à equipa inicial.
Numa tarde marcada pelo frio e pela chuva, o jogo começou com o Benfica no ataque e, antes dos 10 minutos de jogo, criaram duas oportunidades de golo. O central Vertonghen foi à área cabecear à baliza, na sequência de um canto. O guardião vitoriano segurou a bola em cima da linha de golo. Logo a seguir, Haris Seferovic testou novamente a baliza minhota.
O Benfica manteve-se junto à baliza da equipa da cidade berço e, em duas ocasiões, Vertonghen voltou a saltar mais alto que a defensiva adversária.
A equipa do Vitória de Guimarães tentou responder, mas mostrava-se muito "apagada" no ataque. Em contraste, o Benfica instalou-se no meio campo e criou vários lances de perigo junto à baliza de Trmal, com destaque para um lance conduzido por Cebolinha.
Para a segunda parte, ambas as equipas fizeram as primeiras alterações. No Benfica, Cebolinha ficou no balneário e João de Deus lançou o avançado Darwin no jogo. Já do lado do Vitória SC, João Henriques lançou Pepelu para o lugar de Miguel Luís.
Em relação ao primeiro tempo, o Vitória SC subiu as linhas e pressionou o Benfica na saída para o ataque. Nos primeiros 15 minutos da segunda parte, o Benfica não conseguiu criar oportunidades. A exceção, foi um canto onde Vertonghen voltou a cabecear por cima da baliza de Trmal.
O relógio não parava e João de Deus lançou Gonçalo Ramos e Pedrinho para os lugares de Seferovic e Pizzi. O menino formado no Seixal, aos 68 minutos, esteve muito perto de marcar o seu primeiro golo no campeonato.
Gilberto ganhou a linha e colocou a bola na cabeça do jovem de 19 anos. Gonçalo Ramos cabeceou e a bola passou muito perto do poste esquerdo da baliza do Vitória.
Com o Benfica na frente, a equipa de João Henriques aproveitou para ensaiar o contra-ataque. Em duas ocasiões, Quaresma apareceu em boa posição junto à baliza de Vlachodimos, faltando definição na finalização. O internacional português acabou por ser substituído a 15 minutos do final do jogo.
Na reta final do encontro, as águias acusaram a ansiedade de quem vive em crise, mostrando sinais de insegurança em campo. O Vitória SC lançou vários jogadores para segurar o jogo a nível posicional.
O Benfica tinha a iniciativa de jogo e, já com Gabriel e Chiquinho em campo, voltou a assustar o muro da cidade-berço. Darwin tentou um remate, que saiu muito próximo da baliza de Trmal, que se mostrava seguro entre os postes.
Já nos descontos, Darwin falhou o cabeceou após um cruzamento para a área. Na recarga, Chiquinho serviu Pedrinho que, na marca de grande penalidade, atirou para a bancada. Mas o Vitória não se intimidava e, com o jogo partido, deixou os encarnados a tremer em casa. Edwards, aos 95 minutos, teve nos pés o golo da vitória, mas o remate saiu ao lado.
Onze do Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Everton, Weigl, Taarabt e Cervi; Pizzi e Seferovic.
Suplentes do Benfica: Svilar, Nuno Tavares, Morato, Gabriel, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Pedrinho, Darwin Núñez, Gonçalo Ramos.
Onze do Vitória de Guimarães: Trmal; Sacko, Jorge Fernandes, Munin e Mensah; André André, Miguel Luís e André Almeida; Rúben Lameiras, Estupinan e Quaresma.
Suplentes do Vitória de Guimarães: Bruno Varela, Suliman, Zié Ouattara, Pepelu, Wakaso, Luís Esteves, Edwards, Rochinha, Noah Holm.