'Bicho' recorda dia em que Estádio do Dragão abriu portas: foi há 20 anos e deixou "ótimas memórias"
Jorge Costa, antigo capitão do FC Porto, relembra os momentos do dia da inauguração.
Corpo do artigo
O Estádio do Dragão foi inaugurado oficialmente a 16 de novembro de 2003. Jorge Costa, antigo capitão, mais conhecido como o 'bicho', recorda o dia de inauguração da casa do FC Porto.
"São ótimas memórias. É evidente para os portistas que, para quem se habitou a ver o Porto no superior sul no Estádio das Antas, há uma mistura de sentimentos. Uma nostalgia e o sentimento que fomos para algo melhor, demos um upgrade e fomos para um estádio de grande europeu. Estava um dia muito frio, mas muito amistoso e que vou guardar para sempre na memória", afirma, em declarações à TSF.
TSF\audio\2023\11\noticias\16\jorge_costa_1_fc_porto_
O antigo capitão do FC Porto e atual treinador do AVS, revela que, quando passa junto ao estádio, ainda sente arrepios.
"É um momento que vou guardar para sempre. É um espaço que tem um museu e eu estou lá também. É a minha casa, digo isto porque passava mais tempo lá que em casa. Quando lá vou, quando passa na VCI sinto um friozinho. É claramente um espaço que fica guardado na minha memória e no meu coração."
As memórias deste estádio são muitas, desde a estreia de Messi como jogador profissional à goleada do Porto por 5-0 ao Benfica, passando pela Liga das Nações, vencida por Portugal em 2018, e acabando com os vários títulos conquistados ao longo dos 20 anos.
O Estádio do Dragão é uma obra do arquiteto Manuel Salgado, tem capacidade para 50 mil pessoas e custou 125 milhões de euros.