
EPA
Taarabt e Grimaldo deram vantagem ao Benfica na primeira parte. No segundo tempo, Sauer e Makouta empataram o jogo. Ouça o Relato TSF e veja os golos.
Corpo do artigo
Benfica e Boavista empataram (2-2) esta sexta-feira no Estádio do Bessa, na abertura da 23.ª jornada do campeonato. Na primeira parte, Taarabt (21") e Grimaldo (30") deram vantagem às águias, mas no segundo tempo, os axadrezados entraram com outra postura e empataram por Gustavo Sauer (74") e Makouta (80").
TSF\audio\2022\02\noticias\18\filme_do_jogo_boavista_2_2_benfica
Com pouco público e numa noite fria no Bessa, o treinador das águias, Nelson Veríssimo, reservou algumas surpresas no onze inicial, dando a titularidade a Taarabt. O habitual titular no meio-campo encarnado, João Mário, começou a partida no banco.
https://tsf.vsports.pt/embd/74480/m/9089/tsf/de46f01b7b6dab1edaee63abca32210d?autostart=false
Antes dos 10 minutos de jogo, o Benfica teve oportunidade de inaugurar o marcador, depois de uma jogada pelo flanco direito. Valentino foi à linha e na área Rafa viu Javi Garcia negar-lhe o remate, desviando a bola pela linha final.
https://tsf.vsports.pt/embd/74482/m/9089/tsf/009dbe512162ddd0d1851c06edc55317?autostart=false
Na passagem do quarto de hora, com a equipa exposta no ataque, o Boavista ensaiou o contra-ataque. Julian Weigl não teve velocidade para travar Sauer e viu o quinto cartão amarelo no campeonato, falhando a partida com o Moreirense da próxima jornada.
https://tsf.vsports.pt/embd/74492/m/9089/tsf/22d8a59a33d6fc4cd27b3fddf90c7418?autostart=false
Mas aos 21 minutos, foi o Benfica que conseguiu inaugurar o marcador. Jogada de insistência pelo lado esquerdo do ataque encarnado, com a bola a chegar à zona da meia-lua. Rafa tocou de calcanhar e, de primeira, Taarabt rematou para o fundo das redes de Bracali.
https://tsf.vsports.pt/embd/74494/m/9089/tsf/cf0b47bed1c5a4776280362e9b5616bc?autostart=false
Dez minutos depois, pelo mesmo flanco esquerdo, os encarnados aumentaram a vantagem. Grimaldo explorou a profundidade de Darwin. O uruguaio entra na área, cruza para a marca de penálti para Rafa, mas o português viu Bracali a fechar-lhe a porta da baliza. Na recarga, o lateral espanhol, não perdoou, marcando o quarto golo no campeonato.
Logo a seguir, em novo contra-ataque, Gonçalo Ramos fugiu à defensiva axadrezada e, na área, assistiu Everton que não teve problemas em bater Bracali. No entanto, o internacional brasileiro foi apanhado em fora-de-jogo e o VAR anulou aquele que seria o terceiro golo das águias no Bessa.
Ainda antes do intervalo, foi a vez de Darwin ser apanhado em posição irregular. Numa jogada idêntica, o uruguaio apareceu muito adiantado à defensiva da formação treinada por Petit.
Na segunda parte, o Benfica manteve a superioridade sobre os axadrezados, criando muitas dificuldades à equipa de Petit. O marroquino Taarabt, aposta de Veríssimo para este encontro, mostrava muita qualidade em campo, com jogadas de alto nível, desequilibrando no último terço.
No entanto, as águias foram gerindo a vantagem e o Boavista acreditou que podia ainda tentar o empate. Nos últimos vinte minutos de jogo, Gustavo Sauer reduziu num remate rasteiro à entrada da área, não dando hipóteses a Vlachodimos. No minuto seguinte, os axadrezados estiveram mesmo a centímetros do empate. Hamache, do lado esquerdo, rematou cruzado e a bola embateu no poste baliza encarnada.
Já depois dos 80 minutos, o golo tão desejado apareceu. O Boavista criou muitas dificuldades à defesa encarnada e, na meia-lua, Makouta rematou para o empate, fixando o resultado final.
Onze do Boavista: Bracali; Nathan, Cannon, Ilori e Filipe Ferreira; Javi García, Sebastián Pérez e Makouta; Gustavo Sauer, Musa e Yusupha.
Onze do Benfica: Vlachodimos; Valentino, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Gonçalo Ramos, Rafa, Everton e Darwin.
Suplentes do Boavista: Alireza Beiranvand, Kenji Gorré, Guito, Reymão, Hamache, De Santis, Ntep, Luís Santos e Fran.
Suplentes do Benfica: Hélton Leite, Gilberto, Meïte, Yaremchuk, Diogo Gonçalves, João Mário, Nemanja Radonjic, Paulo Bernardo e Morato.