A FIFA anunciou esta tarde os três finalistas à Bola de Ouro. Sem surpresas, foram confirmados os nomes de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Manuel Neuer.
Corpo do artigo
Depois de ter conseguido o prémio para melhor jogador em 2008 e 2013, Cristiano Ronaldo procura o "tri" frente ao "tetra" argentino Lionel Messi (2009, 2010, 2011 e 2012) e ao estreante guarda-redes alemão Manuel Neuer, o único campeão do Mundo na disputa.
Quanto ao prémio de melhor treinador do ano, Diego Simeone, Carlo Ancelotti e Joachim Low são os escolhidos, o que deixa o português José Mourinho de fora.
No futebol feminino, a alemã Nadine Kessler, a brasileira Marta e a norte-americana Abby Wambach competem pelo título de melhor atleta, enquanto os alemães Ralf Kellermann e Maren Meinert e o japonês Norio Sasaki esperam ver reconhecido o seu trabalho enquanto treinadores.
As mulheres também estão na luta pelo golo do ano, com a irlandesa Stephanie Rocher em disputa direta com os mundialistas James Rodriguez (Colômbia) e Robbie van Persie (Holanda).
Hoje, ficaram também a conhecer-se os avançados nomeados para o "onze" do ano, que respeitará a tática "4x3x3", que é decidido por votação dos próprios futebolistas e que tem Cristiano Ronaldo e Pepe como únicos portugueses entre os 55 nomeados, sendo que o Real Madrid é o clube mais representado.
A Bola de Ouro será entregue a 12 de janeiro, em Zurique. Na cerimónia também será revelado o prémio Fair Play.