O jamaicano Usain Bolt vai perder uma das suas nove medalhas de ouro olímpicas, depois de o seu compatriota Nesta Carter ter tido um controlo positivo em Pequim2008.
Corpo do artigo
Usain Bolt conquistou os 100, 200 e 4x100 metros nos Jogos Olímpicos Pequim2008, Londres2012 e Rio2016, perdendo agora a medalha na estafeta conquistada na China, de acordo com o anunciado pelo Comité Olímpico Internacional (COI).
O COI pediu aos jamaicanos para devolverem as medalhas e os diplomas recebidos nesta prova e à Associação Internacional das Federações de Atletismo para modificar os resultados obtidos na estafeta dos 4x100 metros.
A seleção de Trindade e Tobago, segunda em Pequim2008, deverá herdar a medalha de ouro, seguida pelo Japão e pelo Brasil, primeira seleção que tinha ficado fora do pódio.
Além de Carter, o Comité Olímpico Internacional anunciou ainda que a russa Tatiana Lebedeva também teve um controlo positivo em Pequim2008, perdendo a medalha de prata no salto em comprimento e no triplo salto.
No triplo salto, prova ganha pela camaronesa Françoise Mbango Etone, Lebedeva foi segunda e em terceiro ficou a grega Hrysopiyi Devetzi, que também teve um controlo positivo na reanálise das amostras de Pequim2008.
A medalha de bronze ainda não foi atribuída, com a cazaque Olga Rypakova e a cubana Yargelis Savigne a poderem ficar com os dois últimos lugares do pódio.
No salto em comprimento, Lebedeva ficou em segundo, atrás da brasileira Maurren Higa Maggi, com a nigeriana Blessing Okagbare a poder subir ao segundo lugar e a jamaicana Chelsea Hammond ao terceiro.