Borja deu a curva ao fogo do dragão. FC Porto vence em Alverca e cimenta liderança

António Pedro Santos/Lusa
Veja os golos. Borja Sainz bisou na partida, com destaque para o segundo, e Alan Varela marcou pelo meio
A curva da bola foi tão perfeita quanto o arco do golaço de Borja Sainz. O FC Porto venceu esta segunda-feira em Alverca por 3-0, na 15.ª jornada da I Liga, e cimentou a liderança do campeonato.
Borja Sainz foi mesmo o homem do jogo, ao marcar o primeiro e o terceiro golos da partida, enquanto o outro foi da autoria de Alan Varela.
Depois das alterações feitas na vitória frente ao Famalicão na Taça de Portugal, Francesco Farioli voltou à fórmula original, ainda que sem Bednarek, castigado, e Francisco Moura, no banco por opção. Assim, Pablo Rosario fez dupla com Kiwior e Martim Fernandes jogou à esquerda.
Nos primeiros minutos, o FC Porto ameaçou por duas vezes: primeiro Rodrigo Mora atirou ao lado e depois Martim Fernandes rematou para uma defesa difícil de André Gomes.
Foram as duas únicas ocasiões do primeiro quarto de hora de jogo, em que os dragões controlaram e cercaram a baliza adversária, enquanto o Alverca apenas tentava sair em contra-ataque.
Aos 26 minutos, Alberto Costa fez um cruzamento a meia altura que passou por toda a gente na área do Alverca e Borja Sainz, ao segundo poste, encostou para o fundo da baliza, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.
Não foi aí, mas foi no lance seguinte. Pepê soltou Samu à direita e o avançado serviu Rodrigo Mora para um excelente cruzamento de primeira. Borja Sainz, no meio da área, cabeceou para o golo inaugural da partida.
Aos 38 minutos, Diogo Costa fez das suas. Primeiro, fez uma grande defesa a um desvio de Marez e, no lance imediatamente a seguir, impediu o golo de Nabil.
O segundo golo da partida apareceu aos 58 minutos. Samu recebeu dentro da área, a bola sobrou para Froholdt que soltou para um primeiro remate de Pepê, mas, após defesa de André Gomes, Alan Varela marcou na recarga.
O 3-0 não demorou muito. Dez minutos depois, Francisco Moura deu a bola a Borja Sainz e o extremo espanhol, de fora da área, rematou em jeito ao ângulo contrário da baliza de André Gomes para o chamado 'golo banana'.
O jogo terminou sem mais incidências e os dragões cimentaram a liderança do campeonato, provisoriamente com oito pontos de vantagem sobre o Sporting e 11 sobre o Benfica.
Onze do Alverca: André Gomes, Nabil Touaizi, Julián Martínez, Kaiky Naves, Alex Amorim, Marezi, Lincoln Santos, Figueiredo, Sabit Abdulai, Bastien Meupiyou e Francisco Chissumba.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Pablo Rosario, Jakub Kiwior, Martim Fernandes, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, Pepê, Borja Sainz e Samu.
Suplentes do Alverca: Matheus Oliveira, Sergi Gómez, Davy Gui, Cédric Nuozzi, Isaac James, Steven Baseya, Tiago Leite, Kauan Gomes e Felipe Lima.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Prpic, Eustáquio, William Gomes, Gabri Veiga, Francisco Moura, Alarcón, Deniz Gul e Karamoh.

