Se Benfica ou FC Porto vencerem, bracarenses podem cair do primeiro lugar.
Corpo do artigo
O Sporting de Braga é, por esta altura, líder isolado da liga e teve este sábado a oportunidade de ampliar a vantagem que tem na classificação. Para isso, precisava de vencer o Rio Ave, na Pedreira, em jogo da sétima jornada da prova. No entanto, o empate a uma bola deitou esse cenário por terra.
O jogo começou por ser muito disputado, com ambas as equipas a chegar rapidamente à baliza adversária. Dyego Sousa e João Schmidt foram as duas unidades mais perigosas de cada lado nos primeiros 20 minutos de jogo, momento em que os arsenalistas começaram a controlar melhor a partida.
Aos 28 minutos, Ricardo Horta colocou os anfitriões em vantagem. O Rio Ave não consegue sair a jogar da sua grande área em segurança e acaba por perder a bola no corredor esquerdo. Os bracarenses conseguem colocar a bola no centro com uma triangulação que acaba em Ricardo Horta. À entrada da grande área, de primeira, o avançado português não perdoou e deu vantagem aos arsenalistas.
1048665099991482368
Não durou muito a vantagem bracarense. Coentrão conduziu a bola pelo centro do terreno e, com um passe quase em trivela, isola Gelson Dala. O avançado angolano, não perdoou e fez a bola passar entre as pernas de Tiago Sá. Estava feito o empate aos 34 minutos.
1048666821681930241
Daí até ao intervalo foi, como se costuma dizer, um instante. No regresso dos balneários não houve alterações.
O que também não teve alterações foi a postura das equipas em campo. Sempre à procura do golo, tanto bracarenses como vila-condenses procurar, fosse através de jogo corrido ou de lances de bola parada, chegar à vantagem.
O final do jogo trouxe instabilidade para o Braga. Em menos de um minuto, o treinador Abel Ferreira e Ricardo Esgaio foram expulsos. José Gomes, do outro lado, seguiu o mesmo caminho, o dos balneários. O resultado, esse, não se alterou. 1-1 no final.
Com este resultado, o Braga faz 17 pontos e deixa a liderança ao alcance de Benfica e FC Porto. Quem, ou se alguém vencer o Clássico, assume a liderança.
Onze do Braga: Tiago Sá, Sequeira, Pablo, Bruno Viana, Goiano, Ricardo Horta, Claudemir, João Novais, Esgaio, Wilson Eduardo e Dyego Sousa
Onze do Rio Ave: Leo Jardim, Nadjack, Borevkovic, Buatu, Reis, Jambor, Schimdt, Coentrão, Diego, Galeno e Gelson Dala.
Tiago Martins foi o árbitro do encontro, com o auxílio de Bruno Paixão no VAR.
Suplentes do Braga: Marafona; Lucas; Eduardo; Paulinho; Fábio M.; Fransérgio; Palhinha
Suplentes do Rio Ave: P. Vítor, Nélson Monte, Rodrigues, Afonso Figueiredo, Tarantini, Gabrielzinho e Bruno Moreira