O Brasil derrotou os Camarões por 4-1 e assegurou o primeiro lugar do Grupo A do Mundial 2014. Por seu lado, o México venceu a Croácia por 3-1 e ficou no segundo lugar do agrupamento.
Corpo do artigo
O Brasil assegurou, esta segunda-feira, o primeiro lugar do Grupo A do Mundial 2014, ao bater os Camarões por 4-1, com Neymar a ser preponderante com dois golos.
Em Brasília, o jogador do Barcelona, melhor marcador do Mundial com quatro golos, marcou aos 17 minutos, golo a que os africanos, que já não tinham esperanças de seguir em frente, responderam com um tento de Matip, aos 26.
O Brasil voltou ao comando do marcador com novo golo de Neymar aos 35 minutos e confirmou o triunfo já no decurso do segundo tempo com tento de Fred, aos 49 minutos, na sequência de uma jogada em clara situação de fora de jogo.
O suplente Fernandinho, que tinha entrado no início da segunda parte, fixou o resultado a seis minutos do final após uma jogada gizada por Oscar e Fred.
Por seu lado, em Recife, o México garantiu o segundo lugar do agrupamento com um triunfo sobre a Croácia por 3-1, num partida com golos apenas nos últimos 20 minutos.
Perante uma Croácia a precisar de vencer para chegar à fase seguinte, o México ameaçou a baliza da equipa dos Balcãs aos 16 minutos, através de um remate ao "ferro" do portista Herrera e, três minutos depois, foi Peralta a estar perto de bater Pletikosa.
Os mexicanos, que com este triunfo ficaram com os mesmos sete pontos do Brasil mas com uma diferença de golos desfavorável, acabaram por se colocar na frente do marcador através de Rafael Marquez, aos 72 minutos.
O veterano de 36 anos acorreu a um canto de Herrera e colocou o México na frente perante uma Croácia que acabaria por ceder novamente três minutos depois, quando Andrés Guardado ampliou a vantagem dos mexicanos.
Aos 78 minutos, a Croácia ainda esteve perto de rezudir num remate de Kovacic, mas "Chicharito" Hernandez confirmou o triunfo da equipa orientada por Miguel Herrera com um tento a oito minutos do final.
Os croatas ainda reduziram a desvantagem por Perisic a três minutos do fim, mas, ainda antes do apito final, ficaram reduzidos a dez por expulsão de Ante Rebic, que tinha entrado em campo na segunda parte.
Nos oitavos de final, o Brasil defrontará em Belo Horizonte o Chile, segundo do Grupo B, ao passo que o México terá pela frente a Holanda, primeira do Grupo B, em Fortaleza.