Bronze de Patrícia Sampaio eleva para 41 as medalhas lusas em Europeus de judo
Portugal já tinha chegado na sexta-feira às quatro dezenas de medalhas.
Corpo do artigo
O bronze conquistado este domingo em Montpellier por Patrícia Sampaio em -78 kg eleva para 41 as medalhas de Portugal em Europeus de judo, num total de 11 ouros, nove pratas e 21 bronzes.
Portugal já tinha chegado na sexta-feira às quatro dezenas de medalhas, quando Catarina Costa, a competir na categoria mais leve feminina (-48 kg), repetiu a prata que já tinha conquistado na edição de 2022, então em Sófia.
Desta vez, a seleção lusa, que competiu na Sud de France Arena, em Montpellier, entre sexta-feira e domingo, com 13 judocas, sai da competição com duas medalhas e um quinto lugar, depois de no sábado Bárbara Timo (-63 kg) ter ficado à porta do pódio.
O caminho das medalhas em Europeus começou a ser 'desbravado' ainda em 1994, com a pioneira Justina Pinheiro a conquistar o bronze na competição disputada em Gdansk, no que foi então o início de afirmação internacional do judo português.
Atualmente, Portugal sobe ao pódio consecutivamente desde 2017, em edições disputadas anualmente, numa soma global em que se destaca, de modo incomparável, a judoca Telma Monteiro, com um recorde, desde 2004, de 15 medalhas.
Telma Monteiro, que se lesionou nestes Europeus, naquela que foi a sua 17.ª participação na competição, soma seis medalhas de ouro, duas de prata e sete de bronze.