
Bruno de Carvalho
Global Imagens
Rui Patrício é um dos grandes 20 ativos do Sporting. A ideia é expressa pelo presidente dos leões, Bruno de Carvalho, numa entrevista publicada nos jornais desportivos, depois de uma visita à África do Sul. «Estamos a criar uma enorme cultura de vitória, como não via há muitos anos».
Corpo do artigo
A equipa, como um todo, «é o bem mais valioso do clube». E por isso, em Alvalade não é apenas o capitão a gerar expetativas quanto a um bom negócio, no futuro.
Bruno de Carvalho salienta que se continuarem a jogar como estão, haverá muitos outros jogadores cobiçados e aliciados. Mas o líder do Sporting também lembra que «não é fácil manter Rui Patrício». Só «uma excelente oportunidade» fará com que saia. «Essa ocasião há-de surgir». Um princípio que se estende a outros elementos do plantel.
O presidente acredita que o guarda-redes da seleção vai saber ultrapassar o erro que cometeu no jogo com Israel. Importante é que a equipa portuguesa não cometa deslizes no plano coletivo.
Num olhar sobre a época desportiva, este é «o ano quase zero, um ano atípico». O discurso tem sido adequado à realidade, depois da pior prestação de sempre no campeonato. E Bruno de Carvalho assume que a partir da próxima temporada «há que redefinir objetivos desde o início».
O arranque na atual edição da Liga poderá superar as expetativas do público, mas entre os jogadores «nada disso é extraordinário». E é a eles e à estrutura que o presidente atribui todo o mérito.
A sintonia com Leonardo Jardim é perfeita. Presidente e treinador ocupam a cadeira de sonho. Mas Bruno de Carvalho promete «dar a cara» quando a derrota surgir.
Derrota. Uma palavra, um resultado com que Bruno de Carvalho não se dá bem. E por isso sublinha que está a ser criada «uma cultura muito grande de vitória. É o grupo de jogadores que alimenta essa vontade enorme de ganhar». Algo que não viu acontecer no clube durante muitos anos. «A equipa tem feito um trabalho fantástico».
O presidente do Sporting recusa antecipar o clássico com o FC Porto, da próxima jornada da Liga. Primeiro está o encontro com o Alba, na terceira eliminatória da Taça da Portugal. Pinto da Costa disse que não tinha visto o Sporting jogar. Bruno de Carvalho respondeu, dizendo que «não faz parte do ADN leonino passar no Porto Canal».