Veja os golos. Bruno Fernandes bisou na partida, assistido por Francisco Conceição em ambas as ocasiões.
Corpo do artigo
A Alemanha está a duas semanas de distância, mas a exibição tranquila de Portugal esbarrou num pequeno escandinavo. Portugal venceu esta terça-feira a Finlândia por 4-2, num jogo de preparação para o Euro 2024.
Rúben Dias abriu o marcador na sequência de um canto, antes de entrar em ação o "espalha-brasas" preferido de Roberto Martínez. Francisco Conceição ganhou o penálti convertido por Diogo Jota e assistiu Bruno Fernandes por duas vezes. Pelo meio, Teemu Pukki assustou a exibição portuguesa com dois golos num ápice.
Roberto Martínez apresentou um onze inicial com um misto de jogadores que se esperam titulares no Euro 2024 e outros de quem se espera que tenham menos oportunidades. José Sá foi titular na baliza. Na defesa, António Silva juntou-se a Rúben Dias, João Cancelo e Nuno Mendes. O meio-campo foi formado por Palhinha, Vitinha e João Neves e, no ataque, apresentaram-se Francisco Conceição, Rafael Leão e Diogo Jota.
Depois de 17 minutos de claro domínio de Portugal, apesar das escassas ocasiões de golo, ele surgiu. Vitinha bateu um canto à esquerda e Rúben Dias, ao segundo poste, cabeceou para o fundo das redes finlandesas.
Portugal continuou a jogar praticamente sempre no meio-campo adversário e ia saltando à vista um jogador: Francisco Conceição foi o terror para Niskanen ao longo de todo o primeiro tempo.
No último lance da primeira parte, Francisco Conceição cai à entrada da área e o árbitro assinalou falta. No entanto, após revisão do VAR, foi assinalada grande penalidade e Diogo Jota fez o 2-0.
O intervalo chegou logo a seguir. Para a segunda parte, o selecionador nacional fez várias alterações. Saíram Rúben Dias, Nuno Mendes, Palhinha, Diogo Jota e Rafael Leão para entrarem Gonçalo Inácio, Diogo Dalot, Bruno Fernandes, Pedro Neto e Gonçalo Ramos.
E o terceiro golo surgiu dessas substituições. Aos 55 minutos, grande jogada coletiva entre Dalot, Gonçalo Ramos e Francisco Conceição, com a bola a chegar para um grande remate de Bruno Fernandes para o fundo da baliza da Finlândia.
Aos 72 minutos, a Finlândia apareceu no jogo e marcou. Grande bola para as costas da defesa portuguesa e Teemu Pukki picou por cima de José Sá para um golo bonito.
E o avançado escandinavo voltou a fazer farinha da defesa portuguesa. Minutos depois, Pukki recebeu sozinho na área e rematou para o fundo da baliza de Portugal.
Só que Bruno Fernandes também entrou para decidir. Francisco Conceição rouba a bola a um defesa finlandês, combinou com Gonçalo Ramos e ofereceu o golo ao médio do Manchester United.
A partida terminou com a vitória de Portugal por 4-2 frente à Finlândia.
Onze de Portugal: José Sá, Cancelo, Rúben Dias, António Silva, Nuno Mendes, Palhinha, Vitinha, João Neves, Francisco Conceição, Rafael Leão e Diogo Jota.
Onze da Finlândia: Lukas Hradecky, Nikolai Alho, Robert Ivanov, Richard Jensen, Matti Peltola, Ilmari Niskanen, Anssi Suhonen, Urho Nissilä, Oliver Antman, Benjamin Kallman e Juho Talvitie.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício, Diogo Costa, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, Bernardo Silva, Matheus Nunes, Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos, João Félix e Pedro Neto
Suplentes da Finlândia: Viljami Sinisalo, Leo Vaisanen, Arttu Hoskonen, Miro Tenho, Tuomas Ollila, Tomas Galvez, Pyry Soiri, Leo Walta, Robin Lod, Niilo Mäenpää, Casper Terho e Teemu Pukki.