A informação foi confirmada pela TSF. Em causa estão suspeitas de subornos a vários jogadores, para vencer jogos contra o FC Porto.
Corpo do artigo
A Polícia Judiciária está, esta segunda-feira, a realizar buscas na SAD (Sociedade Anónima Desportiva) do Benfica, Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Desportivo das Aves. A TSF confirmou que a operação está relacionada com um caso de corrupção desportiva e suspeitas de que o Benfica terá subornado atletas dos outros três clubes investigados, com o propósito de vencer jogos contra o FC Porto.
A Procuradoria-Geral Distrital do Porto informa que estão a ser investigados "crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem". A Procuradoria detalha que foram feitas pela Polícia Judiciária (PJ) "catorze buscas domiciliárias e dez não domiciliárias, quatro das quais a sociedades desportivas", e que tiveram lugar "nas comarcas de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Porto Este, Lisboa e Setúbal.
A investigação encontra-se em segredo de justiça.
O Benfica já emitiu um comunicado em que admite as buscas à SAD do clube e garante que forneceu "todos os esclarecimentos solicitados". O clube lembra que o caso resulta de uma denúncia anónima efetuada na Polícia Judiciária do Porto.
No comunicado, o Benfica refere a sua "total disponibilidade" para colaborar com as autoridades, para chegar a "um profundo e cabal esclarecimento deste processo". As águias sublinham que encaram "com serenidade" a investigação, pretendendo apenas apurar a verdade e defender o "bom nome e a reputação" do clube.
A nota termina com a garantia aos adeptos de que o Benfica "sempre pautou a sua conduta por um escrupuloso respeito da legalidade".
Também o Desportivo das Aves informou, em comunicado, que a PJ fez buscas às instalações da SAD do clube, afirmando que "colaborou com as autoridades em todas as diligências".
O último clube a confirmar as buscas foi o Vitória de Setúbal, que, em comunicado, fez questão de sublinhar que os factos a que dizem respeito as buscas aconteceram antes do mandato da atual administração e sublinha a disponibilidade para colaborar na investigação.