A polícia francesa realizou buscas na sede do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Paris, que se realizam no próximo ano.
Corpo do artigo
A faltarem 14 meses para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a sede do comité organizador dos Jogos Olímpicos em Saint-Denis, perto de Paris, foi alvo de buscas nesta manhã de terça-feira. Também a Solideo, instituição pública encarregada da construção dos locais para os Jogos, foi alvo de buscas. A organização garantiu estar "a colaborar com as autoridades, de modo a facilitar as investigações".
O Comité organizador dos Jogos Olímpicos e paralímpicos de Paris está a ser investigado por suspeita de corrupção. A sede do organismo, localizada em Saint-Denis, nos subúrbios de Paris, foi alvo de buscas pelo Gabinete Central de Luta contra a Corrupção e Infrações Financeiras e Fiscais e pelas autoridades judiciárias de Paris.
De acordo com um funcionário do gabinete do procurador para as Finanças, as buscas estão relacionadas com duas investigações: suspeitas de conflito de interesses e favoritismo envolvendo vários contratos adjudicados pelo comité organizador dos Jogos olímpicos de Paris e pelo Solideo, a empresa pública responsável pela construção de vários locais para os JO Paris 2024.
Em abril de 2021, a agência francesa anticorrupção publicou dois relatórios que apontavam "conflitos de interesses", beliscando a imagem do evento desportivo "exemplar", desejada pela comissão organizadora.
Outra investigação em curso tem que ver com uma dezena de imigrantes ilegais que trabalharam na construção de infra-estruturas para os Jogos Olímpicos de Paris, em especial na Vila Olímpica, sem vínculo contratual, nem boletim de vencimento, sem férias e horas extraordinárias pagas. Agora com documentação em dia, estes trabalhadores denunciam a "exploração" de que dizem ter sido vítimas, comparando-se aos trabalhadores da construção do Mundial do Qatar.
Originários do Mali ou da República Democrática do Congo, vivem há vários anos em França. Exigem responsabilidade dos antigos empregadores, oito empresas sub-contratadas, mas também dos quatro gigantes da construção, Vinci, Eiffage, Spie Batignolles e GCC.
Os Jogos Olímpicos decorrem de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.
Notícia atualizada às 15h40