A equipa de Cabo Verde teve boas oportunidades para marcar, contudo, a África do Sul esteve também perto do golo, em particular, na parte final do encontro.
Corpo do artigo
A seleção de Cabo Verde estreou-se na Taça das Nações Africanas com um empate a zero diante da anfitriã África do Sul, em jogo a contar para o Grupo A da prova.
Em Joanesburgo, os cabo-verdianos foram os primeiros a criar perigo com um remate de Platini que passou pouco ao lado da baliza defendida por Khune.
Na segunda parte, a África do Sul esteve perto do golo aos 55 minutos numa jogada de Tshabalala, que foi cortada pelo guardião cabo-verdiano Vozinha.
Aos 73 minutos, Heldon obrigou Khune a uma excelente defesa, antes de a equipa da casa fazer um "forcing" final para chegar à vantagem perante os estreantes cabo-verdianos.
A dois minutos do final, Mphela, após um livre direto, quase que acertou na barra, com Khumalo, a acertar na trave, já em tempo de descontos.
Sob a arbitragem de Haimoudi Djamel, da Argélia, no Estádio Soccer City, em Joanesburgo, com a assistência de cerca de 60 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
África do Sul: Khune, Ngongca, Sangweni, Khumalo, Matlaba, Tshabalala (Serero, 60), Letsholonyane, Dikgacoi (Chabangu, 46), Phala, Majono (Mphela, 68) e Parker.
Cabo Verde: Vozinha, Nivaldo, Nando, Fernando Varela, Carlitos, Platini (Julio Tavares, 63), Babanco, Marco Soares, Toni Varela, Ryan Mendes (Roni, 85) e Héldon (David Silva, 76).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Ngcongca (44) e Platini (60).