Cabo Verde faz história ao apurar-se pela primeira vez para um Mundial de futebol
Este é um feito inédito para o país africano, que parou para assistir àquele que foi o jogo de futebol mais importante de sempre para os cabo-verdianos. O Governo concedeu tolerância de ponto e os bilhetes desapareceram pouco depois de terem sido postos à venda
Corpo do artigo
A seleção de futebol de Cabo Verde apurou-se pela primeira vez para um Campeonato do Mundo, após vencer a Essuatíni, último classificado do grupo, por 3-0.
Este é um feito inédito na história do país africano, que parou para assistir àquele que foi o jogo de futebol mais importante de sempre para os cabo-verdianos. O Governo concedeu tolerância de ponto e os bilhetes desapareceram pouco depois de terem sido postos à venda.
Dailon Livramento, aos 48 minutos, Willy Semedo, aos 54, e Stopira, aos 90+1, marcaram os golos da vitória dos tubarões azuis, que asseguraram o primeiro lugar do agrupamento, com 23 pontos, mais quatro do que Camarões, segundos classificados, que esta segunda-feira empataram 0-0 na receção a Angola.
Na 23.ª edição do Mundial de futebol, a disputar entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, Cabo Verde pode tornar-se o mais pequeno país a disputar uma fase final, destronando Trindade e Tobago, e o segundo menos populoso, apenas atrás da Islândia.
A seleção cabo-verdiana é a 19.ª seleção a assegurar a qualificação para o Mundial 2026, juntando-se aos anfitriões Estados Unidos, Canadá e México.
Cabo Verde é o terceiro estreante a assegurar uma vaga entre as 48 seleções presentes no Mundial 2026, juntamente com Jordânia e Uzbequistão, tornando-se na sexta nação africana apurada, depois de Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia e Gana.
Os Tubarões Azuis chegaram à 10.ª e última jornada da fase de qualificação africana como líderes do Grupo D, com 20 pontos, mais dois do que os Camarões, a seleção do continente com mais presenças em mundiais: oito.
Cabo Verde garantiu assim o primeiro lugar (o único que dá acesso direto à fase final) e pode começar a preparar as malas para o Mundial 2026, cujos jogos vão ser distribuídos pelos Estados Unidos, Canadá e México.
