Cambalhota no marcador. FC Porto vence aflito Vizela e pressiona Sporting e Benfica
Os dragões estiveram a perder, mas acabaram por vencer o Vizela por 4-1. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto venceu este sábado em casa o Vizela, por 4-1, num jogo da 26.ª jornada da I Liga, graças a uma reviravolta conseguida em vantagem numérica.
Os dragões entraram melhor no jogo, mas foi o Vizela quem marcou primeiro depois de um azar de Pepe, que fez autogolo. Num conta ataque da equipa da casa, Essende cruzou para o centro da área e o internacional português abordou mal o lance, desviando a bola para dentro da baliza de Diogo Costa.
O FC Porto regressou do intervalo com vontade de dar a volta ao resultado e logo nos primeiros minutos do segundo tempo Francisco Conceição empatou com um golaço. O extremo portista partiu para o corredor central e armou um remate de fora da área. A bola entrou junto ao poste direito de Buntic, que não tinha qualquer hipótese.
A reviravolta no marcador iria surgir aos 68 minutos. Namaso lançou Pepê e o brasileiro rematou com o pé esquerdo para o golo, junto ao primeiro poste.
A dois minutos dos 80 Evanilson matou o jogo. Otávio rematou fora da área para uma defesa incompleta de Buntic e o brasileiro, que estava no lugar certo à hora certa, só teve de encostar e fazer o 3-1.
E os dragões não se ficariam por aqui. Aos 89 minutos, Pepe recuperou a bola a meio campo e entregou a Francisco Conceição, que rematou para defesa de Buntic. No entanto, na recarga, Toni Martínez atirou a contar.
O FC Porto mantém-se no terceiro posto, com 58 pontos, a três do Benfica e a quatro do líder Sporting (menos um jogo), que apenas jogam no domingo, enquanto o Vizela se mantém em zona de despromoção, no 17.º e penúltimo lugar, com 21.
Aos 6 minutos esteve à vista o primeiro golo da partida e era para o Vizela. Ataque muito perigoso, com cruzamento de Essende já dentro da área, mas Wendell fecha a porta ao golo com um corte para canto. Três minutos depois o FC Porto responde, com Francisco Conceição a estar muito perto de marcar. E era um golaço! O camisola 10 dos dragões corta para dentro e remata de pé esquerdo, mas a bola passa ligeiramente por cima da trave.
Aos 11 minutos, nova situação de pânico do FC Porto junto à baliza de Buntic, com mais uma bela jogada de Conceição pela direita, mas Evanilson não consegue finalizar após o cruzamento rasteiro. Nesta fase da partida os dragões estão a encostar o Vizela lá atrás.
Contra a corrente do jogo, aos 17 minutos, um autogolo do Pepe coloca o Vizela na frente. Um lance ingrato para o capitão do FC Porto, que empurrou a bola para o fundo da baliza de Diogo Costa.
Após o golo, o FC Porto pressiona, mas até aos 31 minutos não surgiu qualquer lance de grande perigo para a baliza de Buntic. A cinco minutos do intervalo, Francisco Conceição faz um cruzamento tenso, mas Buntic agarra numa defesa apertada. O Vizela está a baixar as linhas e os dragões encostam o adversário.
O árbitro dá três minutos antes do intervalo.
Intervalo! Os Super Dragões viraram as faixas ao contrário e abandonaram o estádio.
Recomeça o jogo. O Vizela fica reduzido a dez jogadores aos quatro minutos da segunda parte depois de uma falta de Matías Lacava sobre Francisco Conceição. O venezuelano viu o segundo cartão amarelo. Os Super Dragões regressam aos seus lugares nas bancadas.
Aos 51 minutos, Essende consegue uma aberta, mas remata por cima. Três minutos depois, o miúdo Francisco Conceição marca e empata a partida! O camisola 10 fez um golo monumental num lance em que fez tudo sozinho. Grande momento de inspiração.
O FC Porto está a fazer muita pressão, empurrando muito o Vizela para trás. Aos 61 minutos, Evanilson faz uma bela cabeçada e a bola empate no poste esquerdo. Belíssimo gesto técnico do ponta de lança do FC Porto. Aos 69 minutos, Wendell entrega para Pepê, que faz o 2-1. Reviravolta no marcador.
Aos 77 minutos, Evanilson faz o 3-1. À boca da baliza, o jogador do FC Porto só teve de encostar. Faz o seu 11.º golo e é o melhor marcador dos dragões no campeonato.
Onze minutos depois do golo do brasileiro Evanilson, Toni Martínez faz o 4-1. Francisco Conceição fez mais um belo trabalho e quase é ele a assinar o tento, mas Buntic defendeu e Toni Martínez apareceu para finalizar na recarga.
O árbitro dá quatro minutos de compensação antes do final do jogo. Os azuis e brancos ainda procuram o quinto golo.
Terminou o jogo.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio e Wendell; Alan Varela e Nico González; Francisco Conceição, Pepê e Galeno; Evanilson.
Onze do Vizela: Buntic; Tomás Silva, Jota, Rodrigo Escoval e Lebedenko; Lokilo, Bruno Costa, Samu e Matías Lacava; Petrov e Essende.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Eustaquio, Grujic, Jorge Sánchez, Iván Jaime, Namaso, Romário Baró e Toni Martínez.
Suplentes do Vizela: Bursac; Hugo Oliveira, Anderson, Matheus Pereira, Domingos Quina, Busnic, Soro, Pedro Ortiz e Diogo Nascimento.
