Cambalhota no último suspiro. FC Porto vence Boavista e recupera terceiro lugar
Os dragões estiveram a perder, mas acabaram por vencer o Boavista por 2-1 no Estádio do Dragão. Veja os golos
Corpo do artigo
O FC Porto segurou este domingo o terceiro lugar da I Liga, ao vencer em casa ao Boavista no dérbi portuense da 33.ª e penúltima jornada, com um golo do avançado iraniano Taremi, aos 90+8 minutos.
Na primeira parte os dragões tiveram mais posse de bola, mas não conseguiram adiantar-se no marcador. O primeiro golo só surgiu aos 60 minutos, com a defesa do FC Porto a afastar por duas vezes cruzamentos do Boavista para a área, até que Bruno Lourenço recolheu a bola descaído para a direita e atirou, em arco, com o pé esquerdo, sem hipóteses para Diogo Costa. O Dragão ficava gelado.
O empate surgiu mais perto do final do jogo, aos 81 minutos e já com o Boavista reduzido a dez jogadores, após expulsão de Pedro Malheiro. Na sequência de um canto, Otávio acertou muito mal na bola, mas Zé Pedro estava no sítio certo e cabeceou para o golo.
Ao oitavo minuto de compensação, Francisco Conceição cruzou na direita e Taremi desviou de cabeça para o fundo da baliza do Boavista.
Com este triunfo, os dragões seguem no terceiro lugar, com 69 pontos, mais um do que o Sporting de Braga, quarto e próximo adversário do FC Porto, na última jornada, enquanto o Boavista permanece na luta pela fuga ao play-off de manutenção, com 31 pontos, mais um do que o Estrela da Amadora, 15.º, e mais dois do que o Portimonense, que ocupa essa posição de risco.
Começou a partida. O Boavista ataca para a baliza no sentido do centro comercial. Aos 11 minutos, Francisco Conceição remata de primeira contra Luís dos Santos. A bola sai para canto. A equipa do FC Porto a criar algumas situações comprometedoras na área do Boavista. Seis minutos depois, o Boavista a criar perigo com uma grande abertura de Seba Pérez para Pedro Malheiro.
Aos 43 minutos, Pepê atira à trave. Que grande oportunidade para o FC Porto. Uma jogada de grande classe de Pepê que acaba com um remate fortíssimo à barra. O árbitro deu dois minutos de compensação.
Termina a primeira parte.
Recomeça o jogo no Dragão. Este jogo fica marcado pela ausência dos Super Dragões. Aos 59 minutos, o Boavista inaugura o marcador. Bruno Lourenço aproveitou, da melhor forma, uma defesa incompleta de Diogo Costa. Um grande golo.
Aos 64 minutos, Pedro Malheiro vê o segundo cartão amarelo e é expulso. O Boavista fica reduzido a dez jogadores.
Dezasseis minutos depois da expulsão de Pedro Malheiro, o FC Porto chega ao empate. Zé Pedro marca de cabeça e anima o Estádio do Dragão.
O árbitro dá 7 minutos de compensação antes do final do jogo. Já no oitavo minuto, Taremi colocou o FC Porto em vantagem. Está feita a reviravolta.
Terminou o jogo.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio, Wendell; Nico González, Alan Varela; Francisco Conceição, Pepê, Galeno; Evanilson.
Onze do Boavista: João Gonçalves; Pedro Malheiro, Chidozie, Sasso, Luís dos Santos; Seba Pérez; Miguel Reisinho, Vukotic, Joel Silva; Bruno Lourenço, Salvador Agra.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Marko Grujic, Taremi, Namaso, João Mário, Romário Baró, Gonçalo Sousa e Gonçalo Borge
Suplentes do Boavista: César, Ibrahima Camará, Bozeník, Masa, Filipe Ferreira, Rodrigo Abascal, Makouta, Martim Tavares, Berna.
