Camisola do Barcelona autografada por João Félix em leilão para apoiar famílias carenciadas
A diretora executiva da associação Dignitude acredita que o leilão vai permitir ajudar muitas famílias
Corpo do artigo
Até 1 de julho está em leilão uma camisola do FC Barcelona autografada por João Félix, jogador do clube catalão e da seleção nacional. O avançado português junta-se, assim, ao programa abem. O resultado do leilão vai reverter integralmente para apoiar famílias em situação de pobreza na compra de medicamentos.
A diretora executiva da associação Dignitude, Maria João Toscano, acredita que o leilão vai permitir ajudar muitas famílias, mas claro que tudo depende da participação no leilão e das licitações.
"Vai depender muito da componente solidária daqueles que forem os licitadores deste leilão, porque de facto nós instituímos um valor base de licitação, 250 euros. Esse valor já foi ultrapassado e, portanto, até ao dia 1 de julho - começou a 17 de julho - vai haver hipótese aqui de as pessoas licitarem e quanto mais licitarem, maior o valor angariado e maior o valor de beneficiários apoiados", explicou à TSF Maria João Toscano.
A responsável considera que esta iniciativa acaba por ser uma corrente solidária.
"O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento a que o João Félix, de forma solidária, também se juntou, doando uma t-shirt do Barcelona assinada é, de facto, aquilo que vai permitir apoiar beneficiários, pessoas vulneráveis no acesso ao medicamento comparticipado e prescrito pelo médico. Estamos a falar aqui de pessoas com rendimentos muito baixos que são beneficiários do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento e que dependem destes apoios para conseguir fazer a sua medicação habitual", afirmou a diretora executiva da associação Dignitude.
Esta não é a primeira vez que uma camisola de um futebolista é leiloada para ajudar os mais desfavorecidos que são apoiados pela associação Dignitude. Em 2020 foi leiloada uma camisola de Cristiano Ronaldo que atingiu os 3500 euros e o piloto de Moto GP Miguel Oliveira também já contribuiu com uma camisola.
Agora é a camisola de João Félix que está em leilão e Maria João Toscano sublinha a importância desta ajuda.
"Tudo aquilo que gostaria de evidenciar é que qualquer licitação é importante para nós. É claro que quanto maior o valor, melhor, mas se cada um de nós licitar um euro acima tenho a sensação de que vamos construir valores muito interessantes para podermos apoiar quem mais precisa no acesso ao medicamento", acrescentou.
O leilão da camisola de João Félix decorre na plataforma esolidar.