A Espanha, bicampeã europeia e campeã mundial, foi afastada do Mundial 2014 ao perder com o Chile por 2-0. Com este resultado, chilenos e holandeses já estão nos oitavos de final da prova.
Corpo do artigo
A Espanha tornou-se, esta quarta-feira, a primeira seleção a despedir-se do Mundial 2014, ao perder com o Chile por 2-0, o que levou a que pela quinta vez um campeão mundial em título fosse afastado na primeira fase de um Mundial.
Após ter sido goleada por 5-1 diante da Holanda no seu primeiro jogo no Mundial do Brasil, a Espanha viu-se em desvantagem logo aos 19 minutos quando Eduardo Vargas colocou o Chile na frente.
A dois minutos do intervalo, os chilenos ampliaram a sua vantagem com um tento de Charles Aranguiz, o que deixou a Espanha praticamente à beira da eliminação.
Na segunda parte, a Espanha não conseguiu evitar a sua segunda derrota seguida, o que nunca tinha acontecido desde que Vicente del Bosque assumiu a liderança da seleção espanhola.
Com este resultado, o Chile conseguiu vencer pela primeira vez a Espanha, que tinha um histórico de dez triunfos diante dos chilenos.
Tal como a Espanha, a Itália já foi eliminada em 1950 e 2010 na condição de campeã do mundo, o mesmo tendo acontecido com o Brasil em 1966 e com a França em 2002.
Sob a arbitragem de Mike Geiger, dos EUA, no Maracanã, no Rio de Janeiro, com a assistência de 74101 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Espanha: Casillas; Azpilicueta, Javi Martinez, Ramos e Alba; Pedro (Cazorla, 76), Busquets, Silva, Xabi Alonso (Koke, 46) e Iniesta; Diego Costa (Torres, 64).
Chile: Bravo; Silva, Medel e Jara; Isla, Aranguiz (Gutierrez, 64), Vidal (Carmona, 88), Diaz e Mena; Sanchez e Vargas (Valdivia, 85).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Vidal (26), Xabi Alonso (40) e Mena (61).