Candidatura do Rio de Janeiro vence organização dos Jogos de 2016 (actual.)

dr
A candidatura do Rio de Janeiro, no Brasil, foi a vencedora para a organização dos Jogos Olímpicos de 2016. As candidaturas de Chicago, Tóquio e Madrid foram eliminadas por votação dos delegados dos comités olímpicos.
A cidade do Rio de Janeiro foi, esta tarde, escolhida para organizar os Jogos Olímpicos de 2016 pelos membros Comité Olímpico Internacional (COI), numa votação que decorreu em Copenhaga.
Na votação final, os membros do COI optaram pelo Rio Janeiro em vez de Madrid, depois de Chicago e Tóquio terem sido excluídas nas duas primeiras votações.
Os Jogos Olímpicos de 2016 serão os primeiros realizados na América do Sul.
O Rio de Janeiro vai acolher os Jogos Olímpicos dois anos depois de receber o Campeonato do Mundo de futebol.
O anúncio da derrota de Tóquio na corrida à organização dos Jogos Olímpicos de 2016 frustrou os poucos japoneses que compareceram, esta tarde, ao evento organizado pelo comité de apoio à candidatura nipónica.
A candidatura da capital japonesa não era, contudo, bem vista pela maioria da população: uma pesquisa do próprio Comité Olímpico Internacional (COI) indicava que 45 por cento dos japoneses eram contra a realização do evento em Tóquio.
A liderança política madrilena e espanhola admitiu a sua desilusão depois de Madrid não ter sido escolhida para organizar os Jogos Olímpicos de 2016, mostrando-se empenhados em realizar futuras candidaturas.
José Luis Rodríguez Zapatero, primeiro-ministro espanhol, disse em Copenhaga, depois de conhecida a decisão, que Madrid «esteve muito próximo» saudando Lula da Silva e o Brasil pelo que foi «uma excelente candidatura».
Também o presidente norte-americano, Barack Obama, confessou-se «decepcionado» pelo facto da sua «cidade adoptiva» ter sido preterida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 em favor do Rio de Janeiro, anunciou a Casa Branca.