"Carlos Vicens foi dos melhores alunos, juntamente com Amorim." A escolha "inteligente" do Braga para treinador
O futuro técnico do Braga pode trazer um "ADN Barça" à equipa minhota na próxima época. A TSF conversou com alguém que conhece bem o trabalho do espanhol
Corpo do artigo
É quase certo que Carlos Vicens vai ser treinador do SC Braga na próxima temporada. A TSF sabe que há um princípio de acordo para um contrato de três temporadas entre o clube minhoto e o técnico espanhol de 42 anos, adjunto de Pep Guardiola no Manchester City.
Com o objetivo de conhecer melhor o próximo treinador do SC Braga, a TSF conversou com António Veloso, professor da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), da Universidade de Lisboa, que revela que "Carlos foi um dos melhores alunos, juntamente com o Ruben". Sim, Carlos Vicens também estudou em Portugal, na FMH, tirando o curso "High Performance Football Coaching", uma pós-graduação que conta com José Mourinho como professor e coordenador.
Também o atual treinador do Manchester United, Ruben Amorim, dedicou um ano aos estudos na FMH, com António Veloso a supervisionar o curso, e este professor conta à TSF que Vicens também adquiriu as mesmas valências na parte comunicativa: "Talvez menos divertido do que o Ruben, mas vai-se notar um nível de capacidade de estruturação de pensamento muito acima da média para aquilo que estamos habituados" na Liga Portuguesa.
O atual adjunto de Guardiola no City traz para a Pedreira "uma educação muito completa, que funciona muito na tradição e na abordagem do futebol do Barcelona e do futebol espanhol". António Veloso explica que Carlos Vicens vem "influenciado pela abordagem muito estruturada, de jogo de posse, posicional, muito elaborado, que é típico das equipas espanholas e, fundamentalmente, da escola do Barcelona". Ou seja, Vicens pode tentar replicar no SC Braga aquilo que Guardiola replicou no City, em Inglaterra.
Este professor, coordenador do curso em que Carlos Vicens tirou em Portugal, não tem dúvidas que o técnico de 42 anos "é claramente um dos treinadores jovens com maior potencial" e que o clube minhoto "fez uma escolha muito inteligente".