
DR
A Associação de Futebol de Setúbal anunciou hoje a introdução do cartão branco/fairplay em seis campeonatos distritais, nos escalões de benjamins e infantis, tornando-se assim na primeira associação de Portugal a fazê-lo.
«A Associação de Futebol de Setúbal, em parceria com o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto/IPDJ, a CAJAP - Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, e a APAF -- Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, irá no próximo mês de março lançar o projeto-piloto do Cartão Branco/Fairplay e os prémios Fairplay», pode ler-se no sítio oficial da associação.
Segundo o mesmo comunicado, a introdução do cartão branco terá como objetivo «enaltecer condutas eticamente corretas» de jogadores e dirigentes desportivos e espetadores, sendo que, para já, os contemplados com esta medida serão os escalões de benjamins e infantis.
Caberá ao árbitro a amostragem do cartão branco, sem que este tenha um limite para o número de vezes que o poderá exibir, sendo que no final do campeonato serão atribuídos prémios de 'fairplay' à equipa que tenha 'colecionado' um maior número de cartões brancos.