Chef italiana é "adepta" de comida portuguesa, mas não só: "Vou torcer pelo Sporting e o meu marido pelo Nápoles"
Rossana Bazzano é adepta assumida "de Lisboa e de Santo António", enquanto que o marido prefere "o Nápoles e San Gennaro". ""Por isso, posso dizer que hoje vamos ter um clássico jogado em nossa casa", revela à TSF
Corpo do artigo
Antes do duelo entre campeões italianos e portugueses, na fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, a TSF conversou com a chef de cozinha de um restaurante de comida portuguesa nos arredores de Nápoles, o "Pessoa", em homenagem ao escritor português.
"Decidimos abrir um restaurante português depois da nossa 'peregrinação' ao túmulo de Fernando Pessoa. É o meu autor de referência, porque eu também sou escritora. Já publiquei quatro livros para crianças e três livros de poesia e vários contos. O meu nome é Rossana Bazzano", conta.
Esta escritora italiana é também chef de cozinha e está a torcer pelo Sporting esta quarta-feira, sobretudo pela ligação à cidade de Lisboa.
"Gosto de futebol, mas não sou uma fã incondicional. Mas devo dizer que o futebol está no ADN dos napolitanos. Eu sou meia napolitana: nasci na Sicília, filha de pai siciliano e mãe napolitana. Hoje vou torcer por Lisboa e o meu marido pelo Nápoles", confessa.
Rossana Bazzano é adepta assumida "de Lisboa e de Santo António", enquanto que o marido prefere "o Nápoles e San Gennaro".
"Por isso, posso dizer que hoje vamos ter um clássico jogado em nossa casa. Sobre Maradona, devo dizer que ele está presente em cada esquina de Nápoles. É como se nunca tivesse partido. Está presente na cidade, na alma e no coração dos napolitanos", revela.
A chef italiana assume ainda a inspiração na cozinha portuguesa, numa cidade italiana que vive o futebol com poucas.
"Os pratos que fazemos e servimos são pratos tradicionais revisitados com inspiração de vários chefs portugueses. Um dos chefs de que gosto é Henrique Sá Pessoa, que tem trabalho que me inspira muitíssimo", adianta.
Prova disso mesmo está a escolha para o menu de almoço desta quarta-feira, que conta, desde logo, com pratos como polvo à lagareiro, bacalhau à lagareiro e e polvo servido com pimentos assados.
O bacalhau está, por isso, para o restaurante "Pessoa" em Nápoles, como Maradona para a cidade onde o Sporting joga esta noite na Liga dos Campeões.
O Sporting procura esta quarta-feira dar sequência à boa entrada na fase de liga da Liga dos Campeões de futebol na visita aos italianos do Nápoles, em jogo da segunda jornada frente a uma formação que arrancou com uma derrota.
Os bicampeões portugueses estrearam-se na fase de liga com um triunfo em casa frente aos cazaques do Kairat Almaty (4-1), enquanto os detentores do scudetto saíram derrotados do terreno dos ingleses do Manchester City (2-0).
Num jogo com um teórico grau de dificuldade mais elevado, a formação orientada por Rui Borges vai tentar trazer pontos de Nápoles, perante um adversário que quer aproveitar o fator casa para vencer.