Federação só não construiu dormitório porque na zona envolvente a oferta é mais que suficiente.
Corpo do artigo
A ideia de construir um centro de estágio para as seleções nacionais é antiga e esta quinta-feira cumpre-se esse sonho, a que se junta a Sede da Federação, transferida da Rua Alexandre Herculano.
António Laranjo, coordenador geral da obra, destaca que "a obra fecha dentro do orçamento previsto, abaixo do prazo inicialmente previsto e muito acima da qualidade que tínhamos inicialmente pensado".
O investimento é de 15 milhões de euros, com seis milhões de apoio da UEFA e um da FIFA.
O complexo com sete hectares foi inspirado nos centros de treinos dos maiores clubes europeus, incluindo o Real Madrid, mas não é cópia de nenhum, tendo os responsáveis a preocupação de utilizar produtos portugueses.
Há três campos de treino com tamanho normal e mais um meio campo para treino específico. Foram construídos 11 balneários, ginásio, piscina de hidromassagem, restaurante, armazém/rouparia, chamado centro logístico e a sede da Federação.
A cerimónia está marcada para dia 31 de março e será presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República. O primeiro-ministro, António Costa, também estará presente.
Gianni Infantino não vai marcar presença mas felicita Fernando Gomes pela inauguração "de uma obra tão desejada para o futebol português e que marca de forma indelével o seu excelente mandato". O Presidente da FIFA prometeu ainda que vai reservar uma data ainda antes da fase final do Euro 2016 para vir a Portugal.