Cidade do Lis tem festa da Luz. Benfica vence Sporting e conquista Taça da Liga feminina
As leoas entraram a ganhar na final, mas as águias empataram pouco depois e decidiram perto do apito final de penálti
Corpo do artigo
As águias foram a Leiria, cidade do rio Lis, para lá fazer mais uma festa da Luz. O Benfica venceu este domingo o Sporting por 2-1 na final e conquistou a Taça da Liga feminina.
Três minutos do duelo foram suficientes para que fossem assinalados dois pontapés livres a favor do Benfica, mas as águias não conseguiram levar a melhor.
O marcador foi, contudo, inaugurado aos oito minutos com Diana Silva a rematar para o fundo das redes, em jeito de redenção pela oportunidade perdida aos 7 minutos por parte de Brittany Raphino, que arrancou até à área, mas concretizou um remate fraco, tendo a bola encaixado nas mãos da guarda-redes adversária. A avançada Diana Silva fez assim o seu segundo golo na Taça da Liga.
Laís Araújo apressou-se a igualar o resultado no Estádio Municipal de Leiria aos 20 minutos: a central ex-Famalicão ganhou ressalto na área do Sporting e não desperdiçou a oportunidade de fazer o 1-1. Foi de cabeça o terceiro golo da defesa na prova.
Em velocidade máxima, Maiara Niehues foi para o remate aos 36 minutos, após fabuloso passe de Ana Borges, mas atirou ao lado do poste. Foram mais olhos do que barriga, até porque Jacynta Gala estava do lado oposto, totalmente isolada, mas a jogadora brasileira só teve olhos para o possível 2-1.
Aos 43 minutos, foi tempo para um livre para as leoas depois de uma falta assinalada sobre a média verde e branca Maiara num duelo com Nycole Raysla.
O empata chegou ao intervalo e a partida manteve-se morna no início do segundo tempo, apenas com algumas transições rápidas do Benfica, ainda que não chegassem a qualquer tipo de finalização perigosa. Essa aconteceu aos 67 minutos, com um cabeceamento de Telma Encarnação para uma boa defesa de Lena Pauels.
Já dentro dos cinco minutos finais, a árbitra da partida foi chamada ao monitor do VAR para rever um lance na área do Sporting e acabou por assinalar grande penalidade. Na marca dos 11 metros, Carole Costa rematou para o fundo da baliza de Hannah Seabert.
O Sporting, perdido no relvado, não conseguiu criar perigo até ao apito final e o Benfica conquistou mesmo a quinta Taça da Liga da história, em seis edições da competição.
Onze do Benfica: Lena Pauels, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Carole Costa, Laís Araújo, Lúcia Alves, Andreia Norton, Marie Alidou, Anna Gasper, Nycole Raysla e Cristina Martín-Prieto.
Onze do Sporting: Hannah Seabert, Ana Borges, Andrea Norheim, Fátima Pinto, Maiara Niehues, Cláudia Neto, Brenda Pérez, Diana Silva, Brittany Raphino, Ana Capeta e Jacynta Gala.
Suplentes do Benfica: Rute Costa, Joana Silva, Marit Lund, Andreia Faria, Beatriz Cameirão, Letícia Almeida, Rakel Engesvik, Lara Martins e Jody Brown.
Suplentes do Sporting: Catriona Sheppard, Érica Cancelinha, Rita Fontemanha, Joana Martins, Jeneva Hernandez-Gray, Maísa Correia, Matilde Nave, Telma Encarnação e Miri O’Donnell.