Cinismo italiano contrariado pelo chapéu português. Seleção feminina empata e mantém-se viva no Euro 2025
Veja os golos. Cristiana Girelli abriu o marcador com um golaço de meia-distância quando as portuguesas pareciam ter o controlo das operações, mas Diana Gomes empatou perto do fim
Corpo do artigo
Uma das velhas máximas do futebol é o cinismo das equipas italianas, mas, desta vez, houve um chapéu português para impedir a festa na bota da Europa. Portugal empatou (1-1) esta segunda-feira com a Itália na 2.ª jornada do grupo B do Euro 2025.
Depois de uma primeira meia-hora de jogo dividida, com muitas disputas a meio campo e apenas com uma bola na barra da baliza portuguesa, as italianas conseguiram mesmo marcar aos 37 minutos, por Emma Severini, mas o golo foi invalidado por fora de jogo.
A fechar o primeiro tempo, Patrícia Morais, com uma grande defesa, evitou o golo de Cristiana Girelli e que a Itália fosse para o intervalo na frente do marcador.
Já na segunda parte, num momento em que Portugal parecia estar a controlar as operações, as italianas marcaram. Aos 70 minutos, num contra-ataque, Cristiana Girelli, fora da área, fez um grande remate indefensável para Patrícia Morais e inaugurou o marcador.
Dez minutos depois, Diana Silva cabeceou ao poste depois de um livre da direita batido por Kika Nazareth e, na recarga, fez o golo do empate. No entanto, o lance foi invalidado por fora de jogo.
Aos 89 minutos, logo após uma bola na barra italiana, Dolores Silva cruzou rasteiro da esquerda e Diana Gomes fez um chapéu à guarda-redes adversária e conseguiu o empate na partida.
Já em período de compensação, Ana Borges travou um ataque rápido italiano e viu o segundo cartão amarelo, recebendo ordem de expulsão.
A partida terminou mesmo com o empate e Portugal somou o primeiro ponto neste Euro 2025, mantendo as esperanças de passar à próxima fase. Para isso, a equipa portuguesa terá de vencer a Bélgica na última jornada, esperar que a Itália perca com a Espanha e recuperar da desvantagem de seis golos na diferença de golos.
Onze de Portugal: Patrícia Morais, Diana Gomes, Carole Costa, Fátima Pinto, Ana Borges, Andreia Norton, Tatiana Pinto, Joana Marchão, Francisca Nazareth, Diana Silva e Ana Capeta.
Onze da Itália: Laura Giuliani, Lisa Boattin, Cecilia Salvai, Elena Linari, Lucia Di Guglielmo, Martina Lenzini, Arianna Caruso, Emma Severini, Manuela Giugliano, Sofia Cantore e Cristiana Girelli.
Suplentes de Portugal: Sierra Cota-Yarde, Inês Pereira, Ana Seiça, Carolina Correia, Lúcia Alves, Catarina Amado, Andreia Jacinto, Andreia Faria, Dolores Silva, Beatriz Fonseca, Telma Encarnação, Jéssica Silva
Suplentes da Itália: Rachele Baldi, Francesca Durante, Elisabetta Oliviero, Julie Piga, Eva Schatzer, Eleonora Goldoni, Giada Greggi, Valentina Bergamaschi, Michela Cambiaghi, Annamaria Serturini, Martina Piemonte, Barbara Bonansea