Circuito Mundial de Surf: Frederico Morais já está na terceira ronda em Peniche
Miguel Blanco foi relegado para a repescagem, juntamente com John John Florence, líder do 'ranking' mundial.
Corpo do artigo
Frederico Morais qualificou-se diretamente para a terceira eliminatória da 10.ª e penúltima etapa do circuito mundial de surf, em Peniche, relegando para a repescagem o brasileiro Gabriel Medina e o norte-americano Conner Coffin.
No quinto 'heat' da prova, que começou esta terça-feira na praia de Supertubos, 'Kikas' conquistou 11,37 pontos (5,57 e 5,80), contra 9,76 (4,73 e 5,03) de Medina, segundo do 'ranking' mundial e campeão do mundo em 2014, e 8,03 (3,90 e 4,13) de Coffin.
No final do 'heat', Frederico Morais mostrou-se muito satisfeito. "Foi incrível, sabia que ia ser dificílimo. O mar está difícil, ao longo do dia não temos visto muito boas pontuações, sabia que ia ser renhido, tentei gerir da melhor forma e resultou".
O cascalense vai estar pela terceira vez nesta fase da competição, depois de em 2013 ter eliminado o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão do mundo, na repescagem, e de no ano passado ter chegado aos quartos-de-final.
"Acho que todos os surfistas aqui são dificílimos, acho que a minha vantagem é não ter nada a perder. Todos têm algo a perder, seja um título mundial, um 'top 10' ou a qualificação. Eu estou aqui como convidado, a aproveitar este momento, por isso, não sei quem vou enfrentar na terceira ronda e posso relaxar um bocadinho para voltar a dar tudo", frisou.
Reconhecendo estar "mais perto" de concretizar o "sonho gigante" de integrar o circuito mundial, o português recusou apontar um adversário preferido, recorrendo à experiência familiar.
"Todos os que estão aqui são grandes surfistas, gostava de encontrar todos, será sempre um grande desafio. O meu tio [Tomaz Morais] e o meu pai sempre me disseram para respeitar os mais fortes e desconfiar dos mais fracos, acho que é o que tenho de fazer aqui em Peniche", contou.
Com a vitória no quinto 'heat', 'Kikas' relegou Medina para a repescagem, mas ainda não teve oportunidade de falar com o brasileiro.
"Não me disse nada, mas eu não estou cá para estragar a vida a ninguém, fiz o meu surf e passei. Não venho para eliminar ninguém, nem com ninguém na mira, venho para passar 'heats' e fazer o que sei fazer melhor, que é surfar", sublinhou.
Já Miguel Blanco foi relegado para a repescagem da etapa portuguesa do circuito mundial de surf, juntamente com o havaiano John John Florence, líder do 'ranking' mundial.
O brasileiro Jadson André venceu o sexto 'heat' do Meo Rip Curl Pro Portugal, com 13,20 pontos (6,67 e 6,53), remetendo o estreante no circuito Miguel Blanco, que somou 11,17 (6,10 e 5,07) e John John Florence, que contabilizou 9,94 (4,67 e 5,27) para a segunda eliminatória.