Neres entrou a tempo de fazer a águia respirar melhor. Benfica vence Brugge na Bélgica
João Mário fez o primeiro de penálti e David Neres aumentou a vantagem perto do fim. Veja os golos.
Corpo do artigo
Objetivo quartos de final bem encaminhado. O Benfica venceu esta quarta-feira o Club Brugge por 2-0 e consegue uma boa vantagem para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Depois de muito desperdício, João Mário marcou de penálti e, mesmo a fechar, David Neres deixou as águias com uma vantagem de dois golos para gerir no Estádio da Luz.
TSF\audio\2023\02\noticias\15\resumo_cb_slb
O regresso do Benfica à Champions trouxe também regressos que são boas notícias para Roger Schmidt. Gonçalo Ramos e Rafa voltam ao onze inicial das águias, saindo David Neres e Gonçalo Guedes. Chiquinho mantém-se no meio-campo.
As águias criaram perigo logo aos três minutos. Canto batido por Aursnes à esquerda, Otamendi ganha nas alturas e serve Gonçalo Ramos para o desvio, mas a bola sai na direção de Mignolet.
A equipa da casa respondeu logo a seguir. Buchanan entra na área junto à linha de fundo e remata para defesa de Vlachodimos.
Os belgas cresciam na partida e aos 15 minutos tiveram uma grande oportunidade de golo. Jogada de contra-ataque, Buchanan cruzou rasteiro da esquerda e, após corte da defesa benfiquista, Noa Lang rematou contra Grimaldo. O lance foi depois anulado por fora de jogo.
O Benfica reapareceu no jogo aos 25 minutos. Primeiro com duas jogadas de cruzamento rasteiro em que não ouve desvio na área e depois com um remate de Aursnes ao lado da baliza de Mignolet.
Logo a seguir, na sequência de um canto, cruzamento da direita do ataque das águias, Otamendi voltou a cabecear para o meio da área, onde apareceu António Silva a desviar por cima da baliza do Brugge.
O Benfica mantinha-se por cima até bem perto do final do primeiro tempo, somando várias ofensivas, algumas delas perigosas.
No minuto 45, grande susto para as águias. Livre batido por Noa Lang para a cabeça de Odoi e o belga introduz a bola na baliza de Vlachodimos, mas estava em fora de jogo.
Sem golos, o jogo chegou empatado ao intervalo. Ambas as equipas tiveram bons momentos na primeira parte, mas sem que nenhuma tenha conseguido chegar ao golo de forma legal.
No primeiro lance da segunda parte, as águias voltam a estar muito perto do golo. Livre batido por Grimaldo à direita e Gonçalo Ramos, sozinho na pequena área, remata ao lado.
Aos 50', Gonçalo Ramos antecipa-se a um defesa na área e sofre penálti. Na conversão, João Mário remata junto à barra, Mignolet ainda toca na bola, que vai embater na barra, antes de entrar na baliza. 1-0 para o Benfica.
JOÃOOOOOOOO Já leva 5 na Champions
- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) February 15, 2023
@ChampionsLeague | @ClubBrugge 0 x 1 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/foDCasFADt
As primeiras alterações surgiram aos 65 minutos. Roger Schmidt tirou Rafa e Gonçalo Ramos para entrar Gonçalo Guedes e David Neres. Nos belgas, saiu Odoi e entrou Nielsen.
Aos 72', as águias fazem uma grande jogada coletiva, Grimaldo cruza atrasado e Chiquinho não consegue marcar.
O Benfica sentenciou o jogo e ganhou uma vantagem considerável na eliminatória aos 89 minutos. Uma vaga de falhanços da defesa belga deixou a bola nos pés de David Neres que, isolado, atirou para o 2-0.
Neres não anda a dormir
- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) February 15, 2023
@ChampionsLeague | @ClubBrugge 0 x 2 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/4zZSX1OLgN
Antes do apito final, David Neres ainda voltou a introduzir a bola na baliza do Brugge, mas, desta vez, o lance foi anulado por fora de jogo.
O Benfica acabou mesmo por vencer e por conseguir uma vantagem importante de dois golos para gerir na segunda mão. A decisão da eliminatória está marcada para o dia 7 de março, no Estádio da Luz.
Onze do Club Brugge: Mignolet, Clinton Mata, Mechele, Hendry, Buchanan, Vanaken, Odoi, Onyedika, Meijer, Lang e Sowah.
Onze do Benfica: Vlachodimos, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Chiquinho, Aursnes, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.
Suplentes do Club Brugge: Bursik, Jutglà, Rits, Nielson, Boyata, Nusa, Yaremchuk, Sylla, Sandra.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, André Gomes, Gilberto, Veríssimo, Neres, Gonçalo Guedes, Tengstedt, Schjelderup, Musa, João Neves, Morato e Draxler.