FC Porto e Sporting votaram favoravemente, Benfica contra. "Encarnados" acabaram por abandonar reunião antes do fim.
Corpo do artigo
Por vontade da maioria dos clubes, os árbitros deverão voltar a ser sorteados.
Os 44 emblemas estiveram reunidos em Assembleia Geral na noite desta segunda-feira e aprovaram a proposta para o regresso do sorteio dos árbitros nos jogos das Ligas Profissionais.
Na votação, secreta, 28 clubes - com Sporting e FC Porto à cabeça - votaram a favor e 16 rejeitaram a proposta, com destaque para o Benfica que acabou mesmo por abandonar a reunião.
No final da reunião, Pinto da Costa, presidente do FC Porto, salientou que esta aprovação é um "voto de desconfiança" dos clubes para com o Conselho de Arbitragem, liderado por Vítor Pereira.
"Não podemos confiar nestas pessoas para nomear os árbitros, tanto o F. C. Porto como o Sporting propuseram um sorteio condicionado, e não o sorteio puro. Nos jogos considerados mais difíceis terão de estar os árbitros internacionais. Os melhores não podem ficar esquecidos", disse Pinto da Costa em declarações registadas pela Sportv.
A confirmar-se, o regresso do sorteio dos árbitros acontece 12 anos depois, mas para que entre em vigor na próxima temporada a decisão terá ainda ser ratificada numa assembleia geral Federação Portuguesa Futebol.