O incêndio que deflagrou na bancada do Estádio da Luz após o «derby» entre Benfica e Sporting «provocou danos na cobertura e na bancada de betão armado», segundo um relatório preliminar do LNEC, a que a agência Lusa teve acesso.
Corpo do artigo
Em relação à cobertura, cuja dúvida quanto à extensão dos estragos ainda era incerta, o LNEC alerta que «é necessário proceder à substituição de elementos numa área que pode ultrapassar os 200 metros quadrados», devido «à incineração de componentes orgânicos, à fusão localizada do alumínio e à degradação generalizada do revestimento da chapa de aço na zona de incêndio».
Comprometido ficou também o betão das bancadas: «afetado em profundidade na zona de incêndio, tendo ocorrido não só destacamento superficial, mas perda de propriedades mecânicas em profundidade, pelo que será necessário proceder à substituição ou reparação profunda de nove vigas da bancada», dizem os técnicos.
No mesmo relatório preliminar o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) conclui que a «estabilidade da cobertura metálica não foi afetada significativamente, para além de um elemento de contraventamento».