
Coimbra, 16/10/2017 - Esta tarde a EUSA, entidade máxima do desporto universitário europeu, visitou Coimbra para acompanhar a preparação dos Jogos Europeus Universitários Coimbra 2018. Pavilhão nº1, já com as obras concluídas (Fábio Poço / Global Imagens)
Fábio Poço/Global Imagens
As inscrições estão fechadas. Mais de 4 mil atletas vão participar nos Jogos Europeus Universitários, em Coimbra, a partir de 15 de julho. E já está quase tudo pronto para acolher a iniciativa.
Corpo do artigo
O quartel General está montado ao lado do Estádio Universitário, onde decorrem ainda algumas obras nas infraestruturas que vão acolher os Jogos Europeus Universitários: estendem-se relvados, há máquinas em manobras de pavimentação, e pavilhões antigos que foram completamente remodelados.
Está quase tudo pronto, garante Mário Santos, secretário-geral do comité organizador dos Jogos Europeus Universitários.
TSF\audio\2018\07\noticias\03\miguel_midoes_jogos_europeus_universitarios
O complexo do estádio universitário de Coimbra lavou a cara para receber os jogos, uma competição a nível europeu que funciona entre universidades ou institutos superiores e não entre países.
A ideia é que, depois dos jogos, Coimbra passe a ficar como uma referência nacional e internacional no desporto de alto rendimento. Por exemplo, é ali, onde se vão disputar 13 modalidades, que se fazem testes físicos de alto rendimento em remo.
Inscrições fechadas, expectativas atingidas e superadas. Vão estar presentes em Coimbra atletas de 40 países em atividades coletivas e individuais.
Mário Santos refere que as esperanças portuguesas podem estar no remo, no judo, no futebol e no futsal.
Também histórica é a ligação da Universidade de Coimbra ao desporto - a mais óbvia são os primeiros anos de futebol da Académica, quando todos os jogadores eram estudantes, mas Amílcar Falcão, vice-reitor, aponta outros exemplos como o basquetebol, o andebol ou o rugby.
Amílcar Falcão sublinha que, de futuro, além de Coimbra poder contar com as infraestruturas remodeladas para estes Jogos Europeus Universitários, a Universidade assume o compromisso de aliar a saúde e o desporto, o que vai mexer com a investigação e a inovação, que são os pilares da universidade.
Os Jogos Europeus Universitários contam com a organização da Universidade de Coimbra, da Federação Académica de Desportos Universitários, a Associação Académica e a Câmara Municipal.