Com Rafa e Di María de férias, Benfica despede-se do campeonato com empate frente Rio Ave
As águias empataram com o Rio Ave a uma bola no último jogo da I Liga. Veja os golos.
Corpo do artigo
O campeão cessante Benfica despediu-se esta sexta-feira da temporada 2023/24 com um empate 1-1 na visita ao terreno do Rio Ave, num jogo da 34.ª e última jornada da I Liga.
Depois de várias boas oportunidades de golo, o Benfica inaugurou o marcador aos 32 minutos. Aursnes deixou para Tengstedt, que desmarcou Kokçu. Com um grande remate, o turco-holandês fez o primeiro.
Já nos descontos finais, Florentino desviou com a mão o cabeceamento de Aderllan para o poste, o que levou o VAR a analisar o lance e o árbitro a assinalar penálti. Chamado a converter, Costinha disparou um autêntico míssil e fez o seu terceiro golo na Liga, com Ukra a ser o centro dos festejos. O penálti foi cobrado para a esquerda. Samuel Soares ainda adivinhou o lado, mas nada podia fazer.
Já com o segundo posto garantido, o Benfica fechou a I Liga com 80 pontos, provisoriamente a sete do líder e já campeão Sporting, que no sábado recebe o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, enquanto o Rio Ave confirmou o estatuto de equipa com mais empates na competição (19) e encerrou o campeonato com 37 pontos, por enquanto na 11.ª posição.
Começou o jogo em Vila do Conde. Logo ao minuto 3, o grego Vrousai remata muito por cima da baliza de Samuel Soares. Três minutos depois, Aursnes passa a Tengstedt e deixa o dinamarquês na cara de Miszta, que faz uma excelente defesa. Pouco depois Amine tenta o remate de muito longe, mas bate contra Otamendi. Perto do primeiro quarto de hora de jogo, o Benfica não pressiona nesta fase.
Aos 16 minutos, Tengstedt surge novamente na casa de Miszta, mas o guarda-redes faz uma grande intervenção. Já é a segunda defesa importantíssima que o guardião do Rio Ave faz no jogo. Dois minutos depois, os jogadores do Benfica e do Rio Ave fazem uma guarda de honra em homenagem à saída de Ukra do relvado, que vai terminar a carreira. Um momento bonito.
Kokçu inaugura o marcador aos 31 minutos, num grande lance de contra-ataque apoiado.
O árbitro dá dois minutos de compensação. O Benfica tem sido a melhor equipa nesta primeira parte. Fim do primeiro tempo.
Recomeça o jogo em Vila do Conde. A grande oportunidade desta segunda parte surgiu aos 53 minutos, depois de um grande lance individual de Álvaro Carreras que semeou o pânico na área do Rio Ave. Aos 67 minutos, João Neves tenta o remate de fora da área, mas Miszta agarra com facilidade. Três minutos depois, dois falhanços: primeiro Tengstedt e depois Tiago Gouveia numa dupla grande oportunidade para a equipa do Benfica. Ainda assim, o lance não ia valer por fora de jogo.
Aos 75 minutos, mais uma tremenda perdida, desta vez de Otamendi. Na área, João Neves atirou para nova defesa de Miszta e na insistência o argentino atirou por cima, quando a baliza estava aberta. O Rio Ave colocou a bola no fundo da baliza de Samuel Soares, aos 77 minutos, mas o árbitro anulou o golo por fora de jogo. Seria um golo de Boateng. Dois minutos depois, Tiago Gouveia teve espaço para rematar e fazer o golo, mas acabou por fazer rotundas sobre si próprio e perdeu a bola.
Patrick acertou no poste aos 87 minutos. Foi a melhor oportunidade de golo para o Rio Ave no jogo. Samuel Soares estava batido. Dois minutos depois, o árbitro vai analisar, com o VAR, uma possivel mão de Florentino após um canto. Pode ser grande penalidade para a equipa da casa. Vai ser mesmo penálti para o Rio Ave por mão de Florentino. Será batido por Costinha. Não desperdiça. Golo do Rio Ave! Marca Costinha!
O árbitro dá seis minutos de compensação. Terminou o jogo.
Onze do Rio Ave: Miszta; Pantalon, Aderllan Santos e Patrick; Costinha, João Graça, Tanlongo, Amine e Vrousai; Boateng e Ukra
Onze do Benfica: Samuel Soares, Aursnes, Otamendi, Morato, Álvaro Carreras, Florentino, João Neves, Rollheiser, João Mário, Kökcü e Tengstedt.
Suplentes do Rio Ave: Jhonatan, Miguel Nóbrega, Vítor Gomes, Umaro Embaló, Joca, Adrien Silva, Hélder Sá, Zé Manuel e Fábio Ronaldo
Suplentes do Benfica: Trubin, Leo Kokubo, António Silva, Juan Bernat, Prestianni, Tiago Gouveia, Diogo Spencer, João Rego e Varela