Quatro pregos nos móveis. FC Porto volta às vitórias frente ao Paços de Ferreira
O bis de Evanilson, o golo de Taremi e um autogolo de Juan Delgado garantiram o regresso dos dragões às vitórias no campeonato, enquanto os pacenses voltaram à capital do móvel com mais uma derrota e seguem sem vencer esta temporada. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto recebeu, este sábado, o lanterna vermelha da I Liga, o Paços de Ferreira, em busca do regresso às vitórias na I Liga. O primeiro prego do triunfo foi colocado desde cedo e os dragões construíram uma goleada por 4-0 e sobem, à condição, ao segundo posto do campeonato.
Os dragões, nas últimas duas jornadas, tinham perdido cinco pontos em seis possíveis, após a derrota na receção ao Benfica e o empate frente ao Santa Clara, nos Açores. Na sua fortaleza, a formação comandada por Sérgio Conceição procurava reverter um momento negativo nas competições internas.
Os pacenses ocupam a última posição do campeonato, e chegaram ao Estádio do Dragão com apenas dois pontos conquistados em 11 jornadas, e ainda não venceram esta temporada. Manuel Oliveira foi o árbitro escolhido para ajuizar a partida da 12.ª jornada da competição.
TSF\audio\2022\11\noticias\05\resumo_fcp_pf
A equipa que viajou desde a capital do móvel até começou mais ofensiva no encontro, conquistando o canto inaugural e revelando vontade de roubar a bola aos dragões. Contudo, essa abordagem caiu por terra logo aos quatro minutos, com a equipa da casa a capitalizar a primeira chegada à área contrária.
Em jejum de golos na I Liga desde 30 de setembro, quando marcou ao SC Braga, Evanilson aproveitou o passe açucarado de Eustáquio, em balão, e, em dois toques, colocou a cobertura que faltava ao tirar o guarda-redes Jordi da frente para abanar com as redes da baliza e fazer o 1-0.
https://tsf.vsports.pt/embd/79716/m/11974/tsf/1a69456d7dd4e83c7d574b70f68ae49c?autostart=false
O golo do FC Porto assentou definitivamente com o plano de Sérgio Conceição. A equipa azul e branca deu início a uma série de jogadas de perigo, encostando os pacenses à sua área defensiva, mas isso não deteve o atrevimento dos forasteiros.
Pouco passava dos 15 minutos quando, após um cruzamento teleguiado de Koffi, o lateral Juan Delgado apareceu em zona de finalização. O chileno fez mais difícil, aliviando a bola da linha de golo, ao invés de rematar à baliza guardada por Diogo Costa. Os problemas para José Mota, o técnico do Paços de Ferreira, aumentaram quando, aos 25 minutos, Pedro Ganchas teve de ser chamado para substituir o lesionado Ilori.
https://tsf.vsports.pt/embd/79721/m/11974/tsf/d0a58ff43bc88fac6bde723c091fdd9e?autostart=false
Os últimos minutos da primeira parte foram pautados pela superioridade dos portistas, que aproveitou a vulnerabilidade defensiva dos adversários para aumentar a vantagem. Aos 32', Pepê encontrou Taremi na área e, num movimento de rotação, apareceu no local certo para aumentar a contagem e marcou, sem muitas cerimónias, o 2-0.
Ainda antes do intervalo, chegou o terceiro ao placard do Estádio do Dragão. Mehdi Taremi apareceu como um médio ofensivo e, numa jogada em triângulo, os dragões criaram as Bermudas para a defesa do Paços de Ferreira: o iraniano serviu Pepê num passe a rasgar e, tapado pelo guarda-redes Jordi, o número 11 viu o compatriota brasileiro, Evanilson, que só teve de encostar para o 3-0, aos 39 minutos.
https://tsf.vsports.pt/embd/79722/m/11974/tsf/a2778676aca6e659a99f8c760c88767d?autostart=false
Os segundos 45 minutos tardaram a começar. Primeiro, os pacenses demoraram a regressar ao relvado, mas também houve tempo para troca de equipamento: Diogo Costa começou o jogo com uma camisola amarela, cor dos visitantes, e colocou uma preta, que era a cor usada pelos árbitros do jogo.
O Paços de Ferreira voltou a tentar aproveitar nos instantes iniciais alguma desatenção dos portistas. José Mota desfez a inédita defesa com cinco elementos que colocou para defrontar o FC Porto e, já com mais presença na área, Matchoi Djaló criou perigo, mas o guardião dos dragões socou para longe.
https://tsf.vsports.pt/embd/79724/m/11974/tsf/bec2234f84faeb6590ba479ebd541b10?autostart=false
Mais uma vez, os dragões rapidamente colocaram gelo na fervura do adversário. Aos 55', sem dificuldades, Evanilson apareceu no lado direito, ultrapassou o defesa Pedro Ganchas e, numa tentativa de alívio, Juan Delgado cabeceou e colocou a bola na própria baliza e os portistas chegaram ao 4-0.
Com uma vantagem confortável, o FC Porto baixou o ritmo e as oportunidades para o quinto golo desceram de tom. No lado contrário, Matchoi Djaló continuava a ser a figura central de um Paços de Ferreira em busca do tento de glória, que acabou por não acontecer.
Com este triunfo por quatro bolas a zero, os dragões sobem provisoriamente ao segundo lugar com 26 pontos, mais um ponto que o SC Braga e a cinco do líder Benfica, equipas que ainda não jogaram, enquanto o Paços de Ferreira continua sem vencer no campeonato e é último com apenas dois pontos.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell; Pepê, Uribe, Eustáquio e Otávio; Evanilson e Taremi
Onze do Paços de Ferreira: Jordi; Nuno Lima, Ilori e Flávio Ramos; Zé Uilton, Rui Pires, Gaitán e Antunes; Juan Delgado, Koffi e Matchoi Djaló
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos; David Carmo, Galeno, Marko Grujic, Danny Loader, João Mário, Bruno Costa, Toni Martínez e Gonçalo Borges
Suplentes do Paços de Ferreira: Zé Oliveira, Pedro Ganchas, Thomas, Ibrahim, Kayky, Arthur Sales, Bastien Toma, Butzke e Jorge Silva