Por estes dias, a Maia é o centro da ginástica mundial. Mais de mil ginastas de 21 países rumam à cidade do norte, para participar naquela que é maior prova de ginástica acrobática realizada em todo o mundo.
Corpo do artigo
A décima edição do Maia International ACRO Cup arranca esta quarta-feira e, em simultâneo, a cidade recebe também uma das etapas da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática.
Joana Moreira tem 12 anos. Faz parte da classe de elite de ginástica acrobática do ACRO Clube da Maia. Tem os dias completamente preenchidos, entre escola, ginástica e escuteiros, sem pausa na agenda.
A vida destes miúdos é organizada de forma a aproveitar cada minuto do dia, muitas vezes com treinos bidiários. Aos sábados, Joana tem treino e escuteiros. Só o domingo é dia de descanso
Lourenço França é um treinador atento. Não se substitui aos pais, mas verifica os detalhes do estado de espírito com que chegam aos treinos.
Aqui veem-se coisas mirabolantes. Encavalitam-se uns em cima dos outros. Dão mortais e aterram graciosamente nos ombros dos que ficaram por baixo. Voam como se fossem pássaros.
Nos últimos campeonatos da Europa, ganharam 5 medalhas de ouro. No ano passado, venceram o programa de televisão Got Talent Portugal.
[youtube:lpFiVD2M82c]
São os pais que ajudam o clube a crescer, pagam as quotas, pintam paredes, participam nas despesas.
Aos mundiais da China, que acontecem este mês, o ACRO Clube da Maia vai levar 20 atletas.
Henrique Silva, de 15 anos, e Francisca Maia, apenas com 11, sabem que nem sempre pode correr bem, "errar é humano", mas reconhecem a inexplicável sensação dos aplausos.
Aqui criam-se relações para a vida. Aqui, eles crescem, aprendem, formam-se também como pessoas.
O atleta mais novo do ACRO Clube da Maia tem 24 meses. Aqui, às vezes a vida começa no início da vida.